Bairro Jardim América recebe nebulização costal contra dengue nesta sexta (28)
Série de nebulizações pela cidade tem foco em eliminar criadouros do mosquito transmissor
Da redação
A Prefeitura de Engenheiro Coelho realizou, nesta sexta-feira (28), uma nebulização costal contra a dengue no Jardim América. A ação começou às 8h30 e faz parte do combate ao mosquito transmissor da doença, que teve aumento de casos nas últimas semanas em São Paulo.
Durante os últimos dias, outras regiões da cidade também receberam nebulização de inseticidas contra o mosquito transmissor da dengue. Iniciada no domingo (23) e realizada até terça-feira (25), uma nebulização veicular abarcou diversos bairros da cidade. O processo conta com um equipamento de aspersão acoplado a um veículo, que pulveriza o inseticida pelas ruas.
A nebulização veicular é uma técnica com alcance uniforme e amplo. A aplicação do inseticida é limitada aos locais por onde passa o veículo ao qual o nebulizador está acoplado — diferentemente, por exemplo, da nebulização costal, que conta com um agente para portar o nebulizador. Dessa forma, o aplicador pulveriza o inseticida de maneira mais localizada, pois consegue caminhar com o equipamento.
Em Engenheiro Coelho, um processo de nebulização costal ocorreu na quinta-feira (27) nos bairros Jardim do Lago I e Ângelo Forner, que receberam a segunda ação do tipo.
Segundo o Ministério da Saúde, as substâncias agem causando “uma excitação no sistema nervoso dos mosquitos após o contato com o inseticida e, posteriormente, a morte deles.”
A Prefeitura instrui os moradores a, durante o procedimento, saírem de casa e evitar permanecer nas áreas nebulizadas, guardar alimentos, utensílios e brinquedos em locais fechados, proteger aquários e manter os animais de estimação em segurança, deixar portas e janelas abertas para maior eficácia do produto e aguardar 30 minutos antes de retornar ao local.
A análise de especialistas na vigilância da saúde pública, no entanto, aponta que técnicas de pulverização de inseticidas são um sinal de que a raiz do problema — possíveis criadouros do mosquito, por exemplo — não foi devidamente combatida, uma vez que a técnica consiste em conter a nocividade que representa o mosquito já adulto, em vez de preveni-lo.
Dengue em São Paulo e em Engenheiro Coelho
O número de casos de dengue aumentou de maneira expressiva nas últimas semanas. Desde a última sexta-feira (21), o estado de São Paulo entrou em situação epidêmica, com 300 casos por 100 mil habitantes. Apenas neste ano, o estado já acumulou 172 mil casos e 157 óbitos; outras 282 mortes estão sob investigação (os dados foram coletados do Painel de Arboviroses de São Paulo às 12h24 de 28/02/2025 e estão sujeitos a alterações).
Engenheiro Coelho, por sua vez, registra 432 casos confirmados, enquanto 15 permanecem em investigação e 402 foram descartados. Entre as confirmações, 426 são de dengue comum, 6 apresentam sinais de alarme e nenhum caso foi classificado como dengue grave.
Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON
É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Portal ON sem prévia autorização por escrito do Portal ON, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.
Comentários
Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.