Bairros de Engenheiro Coelho recebem nebulização contra dengue nesta sexta-feira
Cidade incorre em tratativas preventivas e corretivas para mitigar a escalada no número de casos da doença
Da redação
A Administração de Engenheiro Coelho realizará nova nebulização costal para o combate aos mosquitos transmissores da dengue nesta sexta-feira (7) a partir das 8h30, nos bairros Jardim São Pedro e Jardim Amália.
No Jardim São Pedro, a aplicação será feita entre as ruas Diogo Martinez, Abelardo Millares, Antônio F. de Oliveira e Eloy Nabaret. No Jardim Amália, as vias incluídas são Jair Roberto Mulla, Amadeu Jorge Teresani, Elvira Martinati Forner e Avenida Luiz Fávero.
A Vigilância em Saúde orienta os moradores a seguirem algumas recomendações durante o procedimento:
- Evitar permanecer nas áreas nebulizadas;
- Manter alimentos, utensílios e brinquedos guardados em locais fechados;
- Proteger aquários e garantir a segurança dos animais de estimação;
- Deixar portas e janelas abertas para maior eficácia do produto;
- Aguardar 30 minutos antes de retornar ao local.
A Prefeitura diz que “a nebulização é uma medida essencial para o controle da proliferação de mosquitos”, e pede a colaboração da população para a eficácia do processo.
A iniciativa integra um conjunto de ações contra a doença na cidade. Na sexta-feira passada (28), a Prefeitura realizou uma nebulização costal no Jardim América, iniciada às 8h30. Nos últimos dias, outras regiões também receberam aplicação de inseticida contra o mosquito transmissor. Entre os dias 23 e 25, uma nebulização veicular foi realizada em diversos bairros.
Na quinta-feira (27), os bairros Jardim do Lago I e Ângelo Forner receberam uma segunda rodada de nebulização costal. Nesta quarta-feira (6), a Administração anunciou uma nova ação desse tipo, programada para quinta-feira (7), nos bairros Jardim São Pedro e Jardim Amália, a partir das 7h.
Outras ações, com foco maior em prevenção, também têm sido realizadas. A Administração deu continuidade nesta semana à iniciativa ‘Cidade sem Dengue’, dividida em seis etapas, programadas até o dia 20.
Das cinco etapas restantes, três consistem em vistorias nos quintais das residências. O objetivo é identificar recipientes ou locais que possam servir como criadouros do mosquito, adotando, assim, uma medida preventiva.
Agentes comunitários visitarão as casas durante a 2ª, 3ª e 5ª etapas. A 2ª ocorre nos dias 6, 7 e 10 deste mês; a 3ª, no dia 9; e a 5ª, no dia 16.
As outras duas etapas serão dedicadas ao recolhimento de entulhos, com foco em objetos que possam contribuir para a proliferação do mosquito. Uma arte promocional da campanha lista “entulhos e restos de construção, móveis velhos e eletrodomésticos, pneus e variações, além de materiais recicláveis” como exemplos.
A 4ª etapa será realizada nos dias 12 e 13 de março, enquanto a 6ª ocorrerá nos dias 19 e 20.
Casos de dengue em EC
Segundo a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, até 6 de março de 2025, Engenheiro Coelho registrou 468 casos prováveis de dengue, dos quais 454 foram confirmados. Desses, 442 são de dengue comum, 12 apresentaram sinais de alarme e nenhum foi classificado como grave. Não houve registro de óbitos (os dados foram extraídos às 15h do dia 06/03/2025 e estão sujeitos a atualizações).
Os números do Painel Estadual de Arboviroses, porém, diferem dos divulgados pela Prefeitura por meio da Vigilância em Saúde, que apresenta um panorama mais grave. Segundo a Administração, até 5 de março de 2025, foram registrados 1.132 casos suspeitos de dengue, com 533 positivos e 599 negativos. Seis casos foram classificados como graves, três estão em monitoramento e 530 pacientes já se recuperaram.
Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON
É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Portal ON sem prévia autorização por escrito do Portal ON, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.
Comentários
Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.