24/06/2025

Distância entre IMLs motivou mudança de batalhão da PM em Engenheiro Coelho

Decisão do Governo de SP reduz deslocamento da PM ao Instituto Médico Legal, antes feito até Americana

Imagem: Portal On

Da redação

A distância até o Instituto Médico Legal (IML) foi um dos principais fatores para a mudança de batalhão da Polícia Militar de Engenheiro Coelho (SP). A decisão, oficializada pelo Governo de São Paulo em decreto publicado no Diário Oficial na última semana, transfere a cidade do 19º BPM/I, sediado em Americana, para o 36º BPM/I, com base em Limeira.

Antes da alteração, os policiais de Engenheiro Coelho precisavam levar ocorrências ao IML de Americana, o que exigia deslocamentos mais longos. Agora, com a vinculação a Limeira, o percurso até o atendimento ficou mais curto.

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP) confirmou que a reorganização tem como objetivo melhorar os serviços prestados à população, e destacou o acesso ao IML. “A mudança visa melhorar os serviços à população, especialmente o acesso ao Instituto Médico Legal (IML), antes sediado em Americana. Agora, o IML de Limeira, mais próximo, atenderá a comunidade, facilitando o deslocamento e aprimorando o suporte local”, informou a pasta.

Atualmente, a PM de Engenheiro Coelho integra o 3º Grupamento da 5ª Companhia da PM.

O decreto do governador Tarcísio de Freitas também criou o 55º BPM/I, com sede em Sorocaba (SP), além de alterar dispositivos de uma determinação de 2020 que definia a distribuição das unidades policiais no interior paulista.

Apesar da troca de batalhão, a gestão regional da PM de Engenheiro Coelho continua sob o Comando de Policiamento do Interior 9 (CPI-9), com sede em Piracicaba. O CPI-9 coordena sete batalhões na região.

Com a mudança, o 36º BPM/I passa a atender também os municípios de Araras, Conchal, Cordeirópolis, Iracemápolis, Leme, Limeira, Pirassununga e Santa Cruz da Conceição, além de Engenheiro Coelho.


Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense
É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Nogueirense sem prévia autorização por escrito do Portal Nogueirense, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido. 

Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.