27/02/2025

Engenheiro Coelho começa 2025 com saldo positivo modesto na geração de empregos

Faixa etária de até 17 anos manteve mais empregos em janeiro, em contraste com profissionais de 30 a 39 anos, que sofreram mais desligamentos

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Da redação

Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), Engenheiro Coelho registrou em janeiro o número de 157 admissões em empregos de carteira assinada, revelando um saldo positivo de 9 empregos com relação ao número de desligamentos, que foi de 148.

O saldo positivo foi bastante menor que o de janeiro do ano anterior. Em 2024, a cidade registrou 177 admissões e 134 desligamentos, obtendo um saldo positivo de 43 empregos.

O setor de indústria compreende boa parte do saldo positivo, com 68 contratações e apenas 15 demissões, resultando em um saldo de 53 postos de trabalho. O setor de serviços não representou muitas mudanças no saldo do mês, com o mesmo número de admissões e desligamentos (40).

Já os demais setores registraram quedas no nível de emprego. O comércio foi o mais afetado, com um saldo negativo de 26 vagas, seguido pela agropecuária, que perdeu 12 empregos, e a construção civil, com saldo negativo de seis postos.

O tempo médio de permanência no emprego entre os desligados foi de 18,2 meses, enquanto o estoque mensal de empregos formais na cidade chegou a 4.240.

Entre profissionais homens, o saldo positivo foi de 21 empregos, enquanto as mulheres apresentaram saldo negativo de 12. A faixa etária mais favorecida foi a dos trabalhadores de até 17 anos, que registraram um saldo positivo de 26 vagas. Em contrapartida, a faixa entre 30 e 39 anos teve um saldo negativo de 15 empregos.

O nível de escolaridade também apareceu nos dados do CAGED. Trabalhadores com ensino médio incompleto tiveram o melhor desempenho, com saldo positivo de 25 vagas. Já aqueles com ensino fundamental, tanto incompleto (-6) quanto completo (-5), registraram perdas, assim como os profissionais com nível superior incompleto (-1). Apenas os trabalhadores com ensino superior completo tiveram saldo levemente positivo (+1).


Tem uma sugestão de reportagem?  Clique  aqui  e envie para o Portal ON

É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de remoção de informações do site  sem prévia autorização por escrito do Portal ON, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.