Engenheiro Coelho é 2ª melhor cidade em qualidade de vida na RMC, aponta pesquisa
Município se destaca nos indicadores de educação, bem-estar e acesso a direitos, segundo o Índice de Progresso Social
Da redação
Engenheiro Coelho aparece em segundo lugar na lista de cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC) com melhor qualidade de vida, segundo novo relatório do Índice de Progresso Social (IPS).
Com índice de 68,81 pontos, em uma escala que vai até 100, a cidade fica atrás apenas de Jaguariúna, que registra 69,49 pontos. Em terceiro lugar está Campinas, com 68,74 pontos. A cidade aparece em 28° lugar no índice geral e em 19° no Estado de São Paulo.
O IPS é composto por 57 indicadores, distribuídos em três grupos. O primeiro, Necessidades Humanas Básicas, compreende condições de saúde, alimentação, habitação e segurança. O segundo, Fundamentos do Bem-Estar, considera o acesso à educação básica e o contato com a natureza. Já o grupo Oportunidades observa dados relativos aos direitos dos cidadãos e ao acesso ao ensino superior.
Nos tópicos referentes a cada um desses grupos, o município pode ser classificado como “relativamente forte”, “relativamente neutro”, “relativamente fraco” ou “sem informações disponíveis”, representados, respectivamente, pelas cores verde, amarelo, vermelho e cinza. O índice obtido resulta do cruzamento dos dados desses segmentos.
Engenheiro Coelho recebeu a classificação amarela, relativamente neutra, na maioria dos tópicos. No entanto, teve desempenho levemente mais positivo nos grupos Fundamentos do Bem-Estar e Oportunidades, com maior ênfase neste último. A cidade se destacou nos quesitos Resposta a Processos Previdenciários, Resposta a Processos Familiares, Acesso a Programas de Direitos Humanos e Índice de Vulnerabilidade das Famílias do Cadastro Único (IVCAD).
Na seção Acesso à Educação Superior, que inclui três tópicos, a cidade obteve pontuação positiva em todos: Empregados com Ensino Superior, Mulheres Empregadas com Ensino Superior e Nota Mediana do Enem.
O IPS considerou como fracos, no município, os tópicos Paridade de Negros na Câmara Municipal, pertencente à seção Inclusão Social, e Índice de Perdas de Água na Distribuição, da seção de Água e Saneamento.
Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON
É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Portal ON sem prévia autorização por escrito do Portal ON, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.
Comentários
Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.