Engenheiro Coelho registrou mais de 300 exames em mutirão de saúde do ‘Março Lilás’
Procedimentos gratuitos aconteceram de 17 a 20 de março, em mês que marca a campanha de conscientização contra o câncer de colo do útero
Da redação
Mês de campanhas de conscientização sobre o câncer de colo do útero e a saúde feminina, o ‘Março Lilás’ em Engenheiro Coelho registrou mais de 300 exames de Papanicolau e outros testes rápidos realizados durante o mutirão de saúde ocorrido na cidade, de acordo com um levantamento divulgado na última semana pela Prefeitura.
As coletas de Papanicolau totalizaram 189 exames, enquanto os testes rápidos somaram 120 procedimentos.
“Agradecemos a todas as mulheres que participaram e às equipes que tornaram esse cuidado possível!”, publicou a Secretaria da Saúde de Engenheiro Coelho em seu perfil no Instagram. “Seguimos firmes na promoção da saúde da mulher, todos os dias do ano”, concluiu.
Os exames foram realizados de 17 a 20 de março, das 16h às 20h, em quatro unidades de saúde da cidade — respectivamente, no PSF 1, PSF 3, UBS e, finalmente, no PSF 2. Os procedimentos foram oferecidos gratuitamente à população.
No Brasil, excluídos os tumores de pele não melanoma, o câncer do colo do útero é o terceiro tipo mais incidente entre mulheres. O Instituto Nacional de Câncer (INCA) explica que o câncer do colo do útero, também chamado de câncer cervical, “é causado pela infecção genital persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano – HPV (chamados de tipos oncogênicos)”.
“Esse vírus é sexualmente transmissível, muito frequente na população, e o contágio poderia ser evitado com o uso de preservativos”, afirma o Instituto.
Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON
É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Portal ON sem prévia autorização por escrito do Portal ON, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido
Comentários
Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.