Escola pública de Engenheiro Coelho recebe Mostra Cultural de produção midiática
Apresentação contou com programas de rádios e vídeos produzidos por alunos e a Banda Sinfônica Jovem do Unasp participou do encontro
Da redação
A Escola Estadual Antônio Alves Cavalheiro, em Engenheiro Coelho, recebeu a Mostra Cultural com a apresentação de trabalhos acadêmicos desenvolvidos por alunos do Ensino Fundamental nesta quarta-feira (26). A iniciativa faz parte do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) oferecido pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com o Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp) que ofereceu a oportunidade de interação do conhecimento curricular com novos métodos de aprendizagem através de produções midiáticas.
O projeto começou há 12 meses e envolve universitários das faculdades de Letras, Música, História e Pedagogia. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência oferece a oportunidade de interação do futuro docente com realidades específicas da rede pública de ensino. Uma das ações desenvolvidas na Escola Estadual Antônio Alves Cavalheiro, em Engenheiro Coelho, foram produções de programas de rádio e produção de vídeos, como método de aprendizagem para conteúdo de gêneros textuais.
“O PIBID é uma parceria muito oportuna entre as instituições privadas de Ensino Superior com o Ministério da Educação e oferece uma bolsa de estudos para universitários para terem uma formação continuada”, destaca a coordenadora do PIBID na Faculdade de Letras, Stella de Mello.
Método
Para fortalecer o processo de aprendizagem foi utilizado durante o projeto de PIBID na Escola Estadual Antônio Alves Cavalheiro a metodologia da Educomunicação, que prepara o estudante do Ensino Fundamental, a interagir com ferramentas midiáticas no desenvolvimento do senso crítico e empoderamento na sociedade. “A gente tem uma mídia muito ideológica, redes sociais em todos os lugares e eu percebo uma falta de leitura crítica por parte dos usuários. Então, a educomunicação nos ajuda a ter um olhar mais equilibrado sobre essas questões”, comenta.
O projeto foi dividido em três etapas. A primeira foi a produção de programas radiofônicos. “Nós apresentamos os programas na Rádio Dinâmica FM de Engenheiro Coelho e com isso envolvemos e mostramos à comunidade o conteúdo aprendido em sala de aula”, revela.
A segunda fase produziu vídeos que foram disponibilizados em uma plataforma de streaming. Todos foram apresentados na Mostra Cultural desta quarta-feira (26). “Até dezembro iremos fazer E-book, trabalhando a escrita de texto, e fazer a publicação para familiares”, conclui.
A mostra Cultura foi aberta para toda a população de Engenheiro Coelho conhecer a interação do conteúdo aprendido em sala de aula através de vídeos produzidos pelos alunos com a orientação dos universitários da Faculdade de Letras do Unasp. Além dos trabalhos, a Mostra contou a presença da Banda Sinfônica Jovem do Unasp e o grupo Bairro Novo apresentando concertos musicais.
……………………………………..
Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Coelhense
Comentários
Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.