Moradoras de Engenheiro Coelho lançam livro para conscientizar crianças sobre cuidados com os animais
E-book “Vamos Cuidar” será trabalhado juntos aos alunos da rede municipal de educação
Wagner Luan
Conscientizar as crianças sobre os cuidados com os animais e fazer com que elas compartilhem essa mensagem com familiares e amigos é o objetivo de três amigas de Engenheiro Coelho que se uniram para escrever e lançar um livro. Intitulado “Vamos Cuidar”, o e-book aborda um tema cada vez mais relevante na nossa sociedade: o cuidado com os animais.
O livro foi desenvolvido pela escritora e estudante de Serviço Social, Talita Huila, pela pedagoga Josê Rosa e por Tamires Gomes, da área de marketing.
“A maior inspiração para o e-book veio do abrigo Anjos de Patas, do qual as três autoras fazem parte como protetoras. Elas já possuem vivência na causa animal, conhecendo de perto questões como maus-tratos, abandono e cuidados com os animais”, explicam as protetoras.
Elas contam que já existia um esboço guardado, e com a segunda chamada da Lei Paulo Gustavo, surgiu a oportunidade de dar continuidade ao projeto. “Conversamos sobre a ideia e estruturamos o material para torná-lo mais acessível, com uma linguagem voltada para as crianças”.
O trio reforça que o livro tem um caráter de conscientização. “O principal objetivo do ‘Vamos Cuidar’ é conscientizar as crianças sobre a importância da empatia e do cuidado com os animais, para que elas possam levar essa conscientização para seus pais e para a comunidade. Além disso, buscamos mostrar que a causa animal não envolve apenas os animais, mas está diretamente ligada à saúde pública, à questão social e até à violência doméstica. Estudos mostram que a violência muitas vezes começa nos animais e, depois, atinge os membros mais vulneráveis da família, como crianças, idosos e mulheres. Nosso foco é evidenciar que cuidar dos animais é, na verdade, cuidar das pessoas e da sociedade como um todo.”
A versão física será disponibilizada nas escolas da rede pública de ensino, para que as professoras possam utilizá-la em sala de aula com os alunos. O objetivo delas é que, futuramente, o material esteja acessível para todas as crianças da cidade.
As autoras foram recebidas pelo prefeito Pedro Franco. “Fomos recebidas de maneira muito receptiva e amistosa pelo prefeito e pela primeira-dama, que também é secretária de Educação. Foi uma reunião muito produtiva e positiva, onde apresentamos o projeto e discutimos possibilidades para ampliar seu impacto. A primeira-dama sugeriu que o projeto fosse apresentado diretamente para as crianças, o que reforça a importância do tema e nos motiva ainda mais. A receptividade foi excelente, abrindo portas para futuras parcerias e novas ações voltadas à conscientização e educação sobre a causa animal.”
O e-book terá cópias físicas disponíveis nas escolas da rede pública para que as professoras possam utilizá-lo com os alunos. “Além disso, realizaremos apresentações educativas para reforçar a conscientização e ensinar sobre o cuidado com os animais, a importância da denúncia de maus-tratos e como essa causa está conectada com a sociedade como um todo. O projeto continuará com novas edições e iniciativas, sempre buscando integrar a causa animal com a educação, a cultura e a saúde pública”, destacaram as escritoras.
“Além de incentivar o respeito e o cuidado com os animais, fazemos um pedido à população para que ajude o abrigo Anjos de Patas, que precisa de voluntários dispostos a trabalhar pelos animais. O abrigo sobrevive de doações e aceita contribuições de ração, alimentos, valores e insumos. Quem quiser ajudar pode entrar em contato conosco para saber como contribuir”, conclui o trio.
………………………………………………………….
Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON
É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Portal ON sem prévia autorização por escrito do Portal ON, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.
Comentários
Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.