Onda de calor derruba umidade relativa do ar em Engenheiro Coelho; INMET alerta para riscos
Com temperaturas acima de 30°C e umidade chegando a 14%, cidade entra em classificação de “perigo” segundo Instituto Nacional de Meteorologia
Da redação
Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia, Engenheiro Coelho está entre as cidades brasileiras afetadas pela onda de calor que chegou ao brasil nos últimos dias. Além da classificação de “perigo potencial”, a região de Piracicaba, à qual EC pertence, também aparece sob a legenda de “perigo”.
Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, esta terça-feira (20), em Engenheiro Coelho, registrou mínima de 16°C e máxima de 34°C.
A quarta-feira (21) não deve ter muitas mudanças, com mínima de 14°C e máxima de 33°C. Em ambos os dias, as chances de chuva são bastante baixas, e marcam 5%.
O aumento na temperatura vem depois de uma semana de tempo frio na região sudeste, iniciado no fim de semana dos dias 10 e 11.
A Estação Meteorológiuca automática de Itapira, cidade de SP a 39km de Engenheiro Coelho, registrou, esta terça-feira (20), baixos níveis de umidades e altos níveis de temperatura. O gráfico mostra que a região chegou a atingir 14% de umidade, enquanto temperatura e sensação térmica ficaram em 33.9°C e 32.1°C, respectivamente.
Segundo o Mapa de Estações Meteorológicas, Engenheiro Coelho possui uma estação. Ela fica no bairro Vila São Pedro. Porém, não é abastecida com informações desde junho.
A condição, de altas temperaturas e poucas chuvas, era prevista. Segundo o Boletim Agroclimático Mensal do INMET, com o prognóstico para o mês de agosto na região sudeste, “o mês de julho costuma ser mais seco e a previsão para o trimestre indica predomínio de chuvas abaixo da média, porém não se descarta a ocorrência de chuvas ligeiramente acima da média em áreas do sudeste de São Paulo, devido a passagem de frentes frias. As temperaturas tendem a permanecer acima da média histórica nos próximos meses em grande parte da região”.
Em um outro boletim, de nome Agosto: como será o clima no Brasil?, o INMET publicou ainda que “a previsão indica que as temperaturas deverão ser acima da média em grande parte do país, devido à redução das chuvas, com possibilidade de ocorrência de alguns dias de calor em excesso”.
O Ministério da Saúde divulgou uma nota com recomendações à população para lidar com a onda de calor. Entre os cuidados sugeridos pela pasta, estão evitar a exposição direta ao sol, principalmente entre 10h e 16h, usar protetor solar, chapéus e óculos escuros, além de roupas leves e que não retenham calor.
O ministério também recomenda que se aumente a ingestão de água ou de sucos de frutas naturais, sem adição de açúcar, mesmo sem ter sede, e que se evite o consumo de bebidas alcoólicas.
………………………………………………………….
Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON
É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Portal ON sem prévia autorização por escrito do Portal ON, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.
Comentários
Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.