30/11/2024

Prontos pro Mundo: Educação SP aplica em dezembro prova que selecionará 500 estudantes para intercâmbio

Aluna de Engenheiro Coelho foi uma das contempladas na leva anterior do projeto; avaliação é on-line e será realizada na própria escola onde o aluno está matriculado

Imagem: Reprodução/Governo do Estado de São Paulo

Estudantes matriculados na 1ª série do Ensino Médio da rede estadual de São Paulo têm mais uma chance de concorrer a vagas no programa Prontos pro Mundo. Na próxima semana – entre os dias 2 e 6 dezembro – a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) aplica a prova que vai selecionar mais 500 alunos para intercâmbio em países de língua inglesa em 2025.

Podem fazer a prova estudantes que participaram de um curso intensivo de inglês oferecido pela Seduc-SP ao longo do ano após pré-seleção com base no desempenho na edição 2023 do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp).

Conteúdo e horários da prova

O exame é presencial e on-line e será realizado na mesma unidade onde o aluno estuda com supervisão da equipe escolar. A prova avalia quatro habilidades do conhecimento em língua inglesa – fala (speaking), leitura (reading), compreensão auditiva (listening) e escrita (writing). A nota mínima para classificação é sete (7).

O tempo máximo de duração da prova é de 2 horas. Cada escola tem autonomia para decidir os dias e horários de aplicação dos exames entre o período definido pela Seduc-SP.

Passaporte na mão

Os primeiros 500 selecionados em prova aplicada em agosto já sabem os destinos e neste momento cumprem a etapa de emissão de passaportes.

Anabel ao lado do coordenador pedagógico do Ensino Médio, José Marcos

Anabel Soares Costa, aluna do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual Antônio Alves Cavalheiro, escola de Engenheiro Coelho, foi uma das estudantes selecionadas. “Eu estou muito feliz e emocionada. É muito bom saber que eu vou poder ir para outro país, estudar, conhecer pessoas novas, aprender sobre outra cultura. Isso vai ser muito bom para o meu aprendizado e uma experiência maravilhosa”, disse ela.

O vice-diretor da Escola Cavalheiro, Luís Fernando, destacou que a aluna foi recompensada pelo esforço e empenho ao longo do programa. “Desde o começo, houve incentivo por parte dos professores. Tivemos diversos alunos que participaram, foram escolhidos e fizeram o curso, mas ela foi a que mais se destacou, que demonstrou interesse, correu atrás e estudou. Graças a tudo isso, ela foi contemplada. É uma grande vitória que ela levará como experiência para o resto da vida”, afirmou.

O coordenador pedagógico do Ensino Médio, José Marcos, comentou sobre o projeto: “O Programa Prontos para o Mundo foi criado para dar oportunidade aos alunos da escola pública de participar de intercâmbios. Os alunos da 9ª série de 2023 realizaram a prova do SARESP e, a partir dos resultados de inglês, foram classificados para ganhar um curso online na plataforma Wizard. Em meados deste ano, eles fizeram uma prova dentro da própria plataforma para selecionar um estudante de cada município da Diretoria de Limeira que seria contemplado com o intercâmbio. No caso de Engenheiro Coelho, a aluna escolhida foi Anabel.”

Com conteúdo de Educação de São Paulo

………………………………………………………….

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.