09/04/2025

Vereador corrige homenagem a ‘Tonega’ após descobrir que Mercadão já tinha nome oficial

Após sugerir o nome de Tonijeferson Rodrigues para o Mercadão, Guilherme Machado (PMB) propôs que a próxima obra da cidade homenageie o ex-vereador

Imagem: reprodução/Câmara Municipal de Engenheiro Coelho

Da redação

O vereador de Engenheiro Coelho e presidente da Câmara Municipal Guilherme Machado (PMB) corrigiu, na sessão ordinária desta segunda-feira (07), uma indicação em que pedia ao Executivo que, como forma de homenagem, o prédio do novo Mercadão Municipal levasse o nome de Tonijeferson Rodrigues, ex-vereador da cidade falecido em março.

Na errata, o vereador afirmou tomar ciência de que o prédio já tinha um nome apenas depois de ter protocolado a indicação.

“A indicação acabou sendo equivocada por mim”, disse. “Já fui informado de que lá já possui um nome, que é o nome do pai do vereador Domingos [Franco de Oliveira Neto].”

Atualmente, o local se chama “Marino Franco de Oliveira”, nome do irmão do primeiro prefeito de Engenheiro Coelho após a emancipação da cidade, Mariano Aparecido Franco de Oliveira, em cuja gestão o Mercadão foi construído. Mariano batizou o local com o nome do irmão como forma de homenagem.

Apesar da correção, Guilherme deixou o pedido para que a próxima obra “ou monumento [a serem feitos] na cidade tenha a denominação do nosso amigo, que perdemos no dia 6 de março, Tonijeferson Rodrigues”, disse.

No texto da propositura em que solicitava a homenagem, o parlamentar justificava a indicação como um meio de “reconhecer e valorizar a história de nossa cidade e seus cidadãos”.

“Venho, respeitosamente, por meio desta, indicar a Vossa Excelência que seja dado o nome de Mercadão Tonijeferson Rodrigues ao novo mercadão municipal em construção no município de Engenheiro Coelho”, explica.

“O ex-vereador Tonijeferson Rodrigues, falecido recentemente, foi um grande defensor do povo de nossa cidade, dedicando-se com afinco ao desenvolvimento da nossa comunidade durante seu período de atuação pública. Sua contribuição para a melhoria das condições de vida da população de Engenheiro Coelho é um legado que merece ser lembrado e reverenciado”, argumenta.

Homenagens a Tonijeferson pelo poder público

Tonijeferson Rodrigues, o ‘Tonega’, faleceu aos 50 anos no dia 26 de março, uma quarta-feira, e recebeu homenagens de moradores e dos Poderes Executivo e Legislativo. Ele foi vereador de Engenheiro Coelho por duas legislaturas: a primeira de 2009 a 2012 e a segunda de 2013 a 2016.

Ainda na quinta-feira, a Prefeitura de Engenheiro Coelho decretou luto oficial de três dias como homenagem a Tonega. O decreto abrangeu o período entre os dias 27 e 29 de março, em todo o território do município. No documento, a Prefeitura afirmou que Tonega era “uma personalidade importante para a cidade”.

“Considerando o consternamento geral da comunidade coelhense e o sentimento de solidariedade pelo passamento deste seu filho, é dever do Poder Público render justas homenagens àqueles que, com o seu trabalho, exemplo e dedicação, contribuíram para o bem-estar da sociedade — assim como Tonega, durante toda a sua vida pública, tanto no Poder Executivo quanto no Poder Legislativo”, detalhava o decreto.

No âmbito do Legislativo, a Câmara Municipal adiou a data da quarta Sessão Ordinária de 2025, que aconteceria na segunda-feira (31), para a próxima segunda-feira (7).

No Ato Presidencial n° 5 de 2025, o vereador Guilherme de Oliveira detalhou que o adiamento ocorreria como demonstração de luto por Tonega. O documento também informava que as reuniões das comissões permanentes relativas à quarta sessão ocorreriam no dia 3, quarta-feira.

Entenda o que são as indicações de vereadores

A indicação é uma ferramenta legislativa muito usada por vereadores para dar destaque a demandas de execução mais simples, processo que dispensa a elaboração de uma lei específica ou de uma licitação.

A Constituição Federal proíbe que legisladores apresentem projetos de lei que aumentem despesas do Poder Executivo. Quando têm alguma sugestão de melhoria para a cidade, que não possa ser enviada nos moldes de um projeto de lei, os legisladores fazem uma indicação ao Executivo.

As indicações não concentram, no entanto, todas as demandas na figura do prefeito. Em vez disso, solicitam que a Prefeitura avalie a disponibilidade da pasta responsável.


Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON
É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Portal ON sem prévia autorização por escrito do Portal ON, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.

Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.