20/06/2025

Vereador de Engenheiro Coelho deixa Câmara para assumir cargo de Chefe de Gabinete

Suplente do vereador que assume o parlamento é Toninho Caxeta (Republicanos)

O ex-vereador e novo Chefe de Gabinete Adauri Dozinete da Silva (Republicanos) – imagem: reprodução/Câmara Municipal de Engenheiro Coelho

Da redação

O ex-vereador de Engenheiro Coelho Adauri Dozinete da Silva (Republicanos) deixou nesta semana o cargo na Câmara Municipal para assumir a chefia do gabinete da prefeitura, após nomeação pelo prefeito Pedro Franco (MDB).

Para o ex-parlamentar, que concedeu entrevista ao Portal On, o cargo será uma oportunidade de aprender sobre o funcionamento do poder Executivo, uma vez que acumula quase três mandatos no Legislativo, tendo sido vice-presidente da Câmara em sua primeira legislatura e, na seguinte, presidido a Casa.

“É uma oportunidade para eu aprender como funciona o poder Executivo, já que a gente pretende logo, no futuro, dar um passo a mais na vida pública e, de repente, concorrer a um cargo no executivo”, avalia.

Para ele, suas conquistas no Legislativo respaldam uma boa expectativa sobre sua atuação no novo cargo. Ele cita que, em 2022, participou da conquista de uma emenda estadual no valor de R$ 5 milhões para Engenheiro Coelho, mas explica que “infelizmente, perdemos essa emenda”.

A emenda citada pelo novo Chefe de Gabinete diz respeito a um valor liberado pela Subsecretaria de Convênios com Municípios e Entidades Não Governamentais. O valor era destinado à construção do Mercadão Municipal. Segundo Adauri, a prefeitura, chefiada, à época, pelo ex-prefeito Zeedivaldo Miranda, não apresentou os documentos necessários para a liberação do valor a tempo das eleições.

Silva afirma que sua nova posição deve ajudá-lo a fomentar uma interlocução mais direta com as esferas de poder estadual e federal, e adianta que uma de suas metas prévias é reconquistar o valor perdido.

O vereador disse ainda que, durante a transição de cargo, ajudará seu suplente a elaborar as leis que pretendia apresentar à Casa neste ano e no próximo. “A responsabilidade dobra, né? Uma vez que a gente continua com a responsabilidade de estar representando o povo, tanto no legislativo quanto no executivo”, diz.

Quem assume

No cargo de Adauri, assume o vereador suplente Antonio Dias Soares, conhecido como ‘Toninho Caxeta’ (Republicanos), de 66 anos. Natural de Malacacheta, Minas Gerais, Toninho é aposentado e casado.

Imagem: reprodução/Folha de São Paulo

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON
É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Portal ON sem prévia autorização por escrito do Portal ON, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.

Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.