09/08/2024

Governo Federal e de SP decretam luto de três dias pelas vítimas do desastre aéreo em Vinhedo

Presidente Lula e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, decretaram luto de três dias no início da noite desta sexta-feira (9) em homenagem às vítimas do acidente aéreo envolvendo o avião da VoePass

O Brasil está em luto oficial de três dias a partir desta sexta-feira (9), após o trágico acidente aéreo que vitimou 61 pessoas em Vinhedo, São Paulo. O voo 2283 da VoePass Linhas Aéreas, que partiu de Cascavel, Paraná, com destino ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, caiu por volta das 13h30, pouco antes de alcançar seu destino final. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou o luto em uma postagem nas redes sociais e um decreto oficial será publicado em edição extra do Diário Oficial da União ainda nesta noite.

A aeronave, um turbohélice ATR 72, transportava 57 passageiros e 4 tripulantes. As causas do acidente ainda são desconhecidas, e as investigações estão em andamento. O Governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, decretou luto de três dias em nível estadual e estabeleceu um gabinete de crise para coordenar as ações de resposta.

O gabinete de crise conta com representantes das forças de segurança e salvamento do Governo de São Paulo, do Ministério de Portos e Aeroportos, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), do Governo do Estado do Paraná e de profissionais de assistência social. Em resposta imediata, foi montado um posto de comando avançado a cerca de 100 metros do local do acidente em Vinhedo.

A Defesa Civil do Estado de São Paulo também montará uma equipe para oferecer apoio às famílias das vítimas na capital paulista. As autoridades continuam a trabalhar no local para apurar as causas do acidente e prestar assistência às pessoas afetadas pela tragédia.

Remoção dos corpos

As equipes das forças de segurança de São Paulo já iniciaram os trabalhos de remoção dos corpos. Os três primeiros corpos foram retirados do local do acidente e serão encaminhados para a Capital. O Instituto Médico Legal (IML) Central será fechado para um trabalho exclusivo às vítimas do acidente de Vinhedo. As demais ocorrências da Capital serão distribuídas para outras unidades.

Para auxiliar nas identificações dos corpos, as famílias precisam apresentar na sede do IML Central qualquer exame ou documentação médica que tenham das vítimas, como exames radiológicos, médicos e/ou odontológicos. Qualquer tratamento odontológico, como canal, implante, próteses, panorâmica, aparelho ortodôntico, ajudam no processo. Da mesma forma, qualquer tratamento médico para próteses, como pino, placa, fratura, parafuso, também. Isso ocorre porque, para a identificação, é necessário ter algum elemento para realizar confrontos. O IML conta com mais de 20 médicos, além de equipes de odontologia legal, antropologia e radiologia. Da Capital, estão sendo enviadas cinco equipes para recolhimento de corpos.

Suporte durante a ocorrência

O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 13h e, imediatamente, encaminhou equipes para o bairro de Capela, em Vinhedo, para auxiliar no atendimento da ocorrência. A Superintendência da Polícia Técnico-Científica (SPTC), das Polícias Civil e Militar e da Defesa Civil do Estado reforçaram as equipes no local. O Instituto Médico Legal (IML) e os responsáveis pelo recolhimento de corpos também foram encaminhadas para reforço nos trabalhos.

Mais informações serão divulgadas em breve.

Governo de São Paulo / Agência GOV

………………………………………………………….

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON

É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Portal ON sem prévia autorização por escrito do Portal ON, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.