09/01/2025

Adeus gotinha: neste ano de 2025 a vacina contra poliomielite passa a ser injetável

As vacinas serão aplicadas em bebês de 2, 4 e 6 meses apenas com um reforço da VIP aos 15 meses de idade

Da redação

Agência Gov | Via Erasmo Salomão/MS

A partir deste ano de 2025, bebês de 2, 4 e 6 meses receberão a vacina contra a poliomielite, mais conhecida como paralisia infantil, de forma exclusivamente injetável e não mais oral. As tradicionais gotinhas foram oficialmente retiradas do calendário de vacinação infantil brasileiro em novembro do ano passado.

Essa mudança não representa uma dose adicional, mas sim uma reformulação no esquema de imunização contra a pólio. Segundo o Ministério da Saúde, a decisão é respaldada por estudos científicos e diretrizes internacionais, já que a vacina oral poliomielite (VOP), contendo o vírus atenuado, pode, em condições sanitárias inadequadas, resultar em casos derivados da vacina.

Após as doses injetáveis será necessário apenas uma dose de reforço com VIP aos 15 meses de idade.

Na cidade de Holambra, os pontos de vacinação são: unidades de Saúde dos Imigrantes, Santa Margarida e Palmeiras das 8h às 11h30 e no período da tarde das 13h e 15h.

………………………………………………………….

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON

É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Portal ON sem prévia autorização por escrito do Portal ON, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.