ANIVERSÁRIO DE HOLAMBRA: da imigração holandesa à emancipação como Cidade das Flores
Município celebra 34 anos de emancipação político-administrativa nesta segunda-feira, 27 de outubro

Da redação
Nesta segunda-feira, 27 de outubro, Holambra celebra 34 anos de emancipação político-administrativa. Conhecida como Cidade das Flores, a Estância Turística se destaca pela arquitetura típica, pela preservação cultural e pelo protagonismo no cenário internacional da floricultura e agricultura, sendo sede de grandes eventos como Expoflora, Enflor e Hortitec.
História

A história de Holambra está diretamente ligada ao fim da Segunda Guerra Mundial e à imigração holandesa para o Brasil. Após a invasão nazista de 1940, que devastou cidades como Roterdã e deixou milhares de mortos, muitos holandeses buscaram recomeçar em outros países. Em 1948, um grupo de agricultores chegou ao Brasil e se instalou na antiga Fazenda Ribeirão, área adquirida pelo governo brasileiro em parceria com o governo da Holanda.
As primeiras famílias enfrentaram dificuldades com o clima e o solo, e parte delas migrou para outras regiões. Os que permaneceram começaram cultivando gado leiteiro, mas, após prejuízos com doenças nos rebanhos, passaram a investir no plantio de flores e plantas ornamentais.
Na década de 1950, a produção cresceu e, nos anos 1970, a cooperativa local criou um departamento exclusivo para flores, consolidando a vila como um importante polo de floricultura no país.
Em 27 de outubro de 1991, após um plebiscito, Holambra se emancipou politicamente de municípios vizinhos como Artur Nogueira e Jaguariúna. No início de 1992, Celso Capato assumiu como o primeiro prefeito da nova cidade, que hoje é reconhecida nacionalmente como a “Cidade das Flores”.
Comemoração

Para celebrar o aniversário do município, a Prefeitura de Holambra promove, nesta segunda-feira, o hasteamento de bandeiras, cerimônia que acontece na área externa no Paço Municipal, a partir das 9h.
Durante todo o fim de semana, Holambra promoveu eventos para celebrar a data. No sábado (25), houve o lançamento do livro “O Gigante de Holambra” e da experiência 360° do Moinho Povos Unidos em realidade virtual, na Praça do Moinho.
À noite, o público prestigiou o show da dupla Bruno & Barretto, dona de sucessos como “Farra, Pinga e Foguete”, “Lá Se Foi o Boi com a Corda”, “Bruto Memo”, “Eu Quero É Rolo” e “40 Graus”.
No domingo (26), a programação seguiu com um ato cívico e apresentações artísticas dos Gaiteiros de Holambra, Orquestra de Viola Caipira de Holambra, Coral do Grupo Reviver, Grupo de Dança Folclórica Holandesa, Fanfarra Amigos de Holambra, além de chuva de pétalas, degustação de bolo e leitura de poemas por alunos da rede municipal de ensino.
Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON
É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Portal ON sem prévia autorização por escrito do Portal ON, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.
Comentários
Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.
