Mães de Holambra com filhos especiais usam ferramentas digitais para trocas de experiência
Saiba como essas mulheres atuam para ajudar outras mães
Leonardo Saimon
Depois que Miguel foi diagnosticado com autismo pelos médicos, Carla precisou reestruturar sua vida ao lado do marido para se adequar a situação. “Ser mãe é um desafio a cada dia, ainda mais no caso do meu filho quando ele foi diagnosticado como autista. No início foi uma sensação de culpa, de luto, mas hoje em dia, eu e o meu marido buscamos meios de tornar o Miguel mais independente possível”, relata a moradora de Holambra.
O caso de Miguel levou Carla a buscar maiores informações sobre o transtorno e há três meses ela criou um grupo no Facebook para dialogar com outras mães que passam por situações parecidas e, até mesmo, desmistificar informações equivocadas junto a outros moradores. O grupo Lutando pelos autistas de Holambra tem cerca de 200 participantes e todos os dias Carla alimenta a página com conteúdo sobre o autismo.

Já Lisa Santos passou por momentos delicados durante a gestação. A filha dela nasceu com escoliose e hidrocefalia. Durante sessões de fisioterapia na Unicamp, Lisa conheceu outras mães que passaram por situações parecidas com a dela. “A fisio terminou e então resolvemos não perder contato”, conta a holambrense.
De lá pra cá, o que, inicialmente, parecia mais um grupo de WhatsApp; hoje, serve para que essas mulheres compartilhem sua realidade. Lisa criou o grupo ‘Mamis poderosas‘ em que as mães, de diversas cidades da região, conversam sobre o desafio de ter filhos especiais. Atualmente, o grupo de Lisa, que tem cerca de dois anos, conta com 15 mães.

Luiza Jesus é de Campinas e faz parte do grupo de Lisa. Para ela, ser mãe de criança especial é viver cada dia um novo desafio. Por isso, integrar esta comunidade faz toda diferença. “Às vezes, a gente está firme e sabe o caminho que deve seguir. Mas, muitas mães não sabem. Ser mãe de filho especial e ter a todo momento que enfrentar uma dificuldade diferente não é fácil. Então, essa ajuda é muito importante”, conclui.
……………………………………..
Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Holambrense.
Comentários
Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.
