Moradores denunciam problemas na qualidade da água em bairro de Holambra
Relatos apontam água escura saindo de torneiras e chuveiros; prefeitura notificou a concessionária Águas de Holambra
Imagens: cedidas por moradores
Felipe Pessoa
Moradores do bairro Santo Antônio, em Holambra, que fica na região da Estrada do Fundão, relatam problemas com a água do local. Imagens feitas pelos moradores mostram a água de cor escura saindo de mangueiras, torneiras e chuveiros.
“Holambra não é só flores! Nós, moradores do bairro Santo Antônio, em Holambra, estamos indignados com a qualidade da água e do serviço oferecido pela Empresa Águas de Holambra. Apesar das nossas reclamações junto a referida empresa e aos órgãos municipais, não observamos preocupação efetiva com a solução do problema”, pontua um texto feito em conjunto por moradores.
Assinado pelos moradores Edson Fasano e Elaine Alves do Carmo, o relato afirma ainda que, no último sábado (31), a água das torneiras começou a sair com barro, que na segunda-feira (02) não havia água, tendo retornado apenas no fim do dia com coloração amarelada, e que, já na terça-feira (03), o problema persistia.
De acordo com Elaine, os problemas acontecem desde o ano passado e já foram realizadas diversas reuniões com os órgãos responsáveis. No entanto, o problema não foi solucionado. Ela acrescenta ainda que casos como esse são comuns e acontecem com “muita frequência, o que nos obriga a ter gastos enormes com limpeza da caixa e esgotamento da água. E, uma semana depois, começa tudo novamente”, diz.
Elaine e outros moradores questionaram, ainda em 2024, a qualidade da água. “Realizamos, por conta própria, um teste da água, e eles argumentaram que, depois de dezembro, tudo estaria resolvido. Até agora, nada”, diz ela.
Vizinho de Elaine, Edson reforça a frequência dos problemas com a água no bairro. “Nós já realizamos, no bairro, reunião com a gerência da empresa Águas de Holambra. Na oportunidade, os representantes da empresa alegaram que o problema era decorrente da estiagem que aconteceu no ano anterior. Por que, será, que, após a estiagem, o problema continua?”, questiona.
Imagens: cedidas por moradores
“Existem dias em que precisamos cozinhar com água mineral. No entanto, como lavar roupas e tomar banho com o barro que chega às nossas torneiras? A situação é muito crítica”, avalia.
Questionado, o Departamento Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Holambra respondeu que notificaria ainda nesta terça-feira (03) a Águas de Holambra acerca das reclamações.
“A medida será tomada em face de reclamações de moradores sobre a falta de água e em cores escuras. No documento, o Departamento solicita que a entrega apresente, em até 24 horas, explicações técnicas e precauções para a identificação da causa e correção do problema, além de um plano de ação para que a situação não volte a ocorrer”, pontuou.
Já a Águas de Holambra afirma que a situação se trata de um problema pontual em decorrência de uma intervenção operacional no reservatório da ETA Tulipas.
“Para a intervenção, comunicada em 2/6 no site da empresa, foi necessário o esvaziamento das redes. Com a retomada do fornecimento, a pressurização pode ter causado o desprendimento de incrustações naturais nas tubulações, gerando alteração temporária na coloração da água.
Como medida preventiva e corretiva, a concessionária realiza descargas na rede de distribuição nos dias 2 e 3/6, com o objetivo de normalizar o fornecimento”, afirma.
Citada pela concessionária, a nota publicada na segunda-feira (02) informava que haveria uma manutenção emergencial na elevação de água no início daquela manhã, e que poderiam ocorrer “baixa pressão da água ou desabastecimento pontual nos bairros Ypê, Jardim das Tulipas, Morada das Flores, Fundão, Camanducaia e Groot”. A previsão de normalização no abastecimento, segundo o comunicado, era para a partir das 10h.
A nota da empresa diz ainda que a população pode ter acesso aos relatórios de qualidade da água no site www.aguasdeholambra.com.br.
Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON
É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Portal ON sem prévia autorização por escrito do Portal ON, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.
Comentários
Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.