26/06/2025

Número de autistas com carteira de identificação em Holambra é 92% menor que total de diagnósticos

IBGE aponta 181 moradores diagnosticados com TEA; apenas 14 têm a CipTEA emitida na cidade

O diagnóstico do TEA é caracterizado por condições que comprometem a comunicação, comportamento social e linguagem – Imagem: Portal On/Felipe Pessoa

Da redação

O número de pessoas com a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CipTEA) em Holambra (SP) é 92% menor que o total de moradores que declararam ter recebido diagnóstico de autismo. Os dados mais recentes foram divulgados no fim de maio pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base no Censo de 2022.

Segundo o levantamento, cerca de 181 residentes da cidade afirmaram ter diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA), o que representa 1,2% da população total de 15.094 habitantes. No entanto, informações da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) apontam que apenas 14 CipTEAs foram emitidas em Holambra desde a criação do programa.

Instituída pela Lei Federal nº 13.977, de 2020, a CipTEA tem como objetivo garantir e facilitar o acesso das pessoas com TEA a direitos previstos em lei, como gratuidade e prioridade em atendimentos públicos. A diferença entre o número de diagnósticos e de carteiras emitidas indica uma possível falta de conhecimento da população sobre a existência do documento e sobre os direitos das pessoas com TEA.

A divulgação dos números pelo IBGE também é considerada histórica, por ser a primeira vez que o Censo inclui dados específicos sobre o autismo. A mudança foi possível após a sanção da Lei nº 13.861, de 2019, que alterou a legislação anterior para incluir o TEA nas estatísticas oficiais.

Mesmo com os avanços na coleta de dados, o levantamento revela um desafio antigo: a lacuna diagnóstica do TEA no Brasil. A dificuldade em identificar o transtorno pode atrasar o início de intervenções essenciais para a qualidade de vida das pessoas com TEA e comprometer a produção de estatísticas mais precisas.

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência informa que a CipTEA pode ser solicitada de forma digital, pelo portal www.ciptea.sp.gov.br, ou presencialmente em uma das 242 unidades do Poupatempo no estado de São Paulo. Também é possível fazer o pedido pelos canais digitais do Poupatempo. Para a emissão, é necessário apresentar laudo médico que comprove o diagnóstico e os documentos pessoais do responsável e do beneficiário.


Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON
É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Portal ON sem prévia autorização por escrito do Portal ON, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.

Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.