Vereador de Holambra critica Águas de Holambra e diz ter denunciado ao MP
Parlamentar aponta suposta dívida da concessionária com a Prefeitura e fala em “crime ambiental”; empresa contesta e Prefeitura afirma que fiscaliza processos
Vereador ‘Serjão’ durante gravação às margens do rio Camanducaia (esq.); trecho de esgoto a céu aberto (centro) e água com coloração escura saindo de torneira (dir.) — imagens divulgadas nas redes sociais fazem parte de série de vídeos com críticas à concessionária Águas de Holambra
Felipe Pessoa
O vereador de Holambra (SP) Mauro Sérgio de Oliveira (Republicanos), conhecido como Serjão, publicou dois vídeos em seu perfil em uma rede social criticando a empresa Águas de Holambra, responsável pelos serviços de água, coleta e tratamento de esgoto no município. Ele afirma que novas publicações com denúncias semelhantes serão divulgadas nos próximos dias.
Na primeira postagem, feita na sexta-feira (27), o parlamentar aparece listando problemas atribuídos à concessionária. “Água suja, péssima qualidade, um odor insuportável, uma população insatisfeita, taxas de água caras”, afirma, enquanto imagens de supostos transtornos com o abastecimento são exibidas. Em uma das cenas, um morador mostra uma tampa de esgoto imersa em água; em outra, um copo é preenchido com água de coloração alaranjada.
Na legenda, o vereador classifica as tarifas cobradas como “abusivas” e cita “vazamentos constantes, manutenções que demoram, cheiro de esgoto e inúmeras notificações por fornecimento de água fora dos padrões exigidos por lei”. Ele ainda alega que nascentes estão sendo contaminadas. “Um crime ambiental silencioso que compromete o presente e o futuro da nossa cidade”, escreveu.
Entre as acusações, Oliveira alega que a Águas de Holambra tem uma dívida milionária com a Prefeitura, informação que ele afirmou ao Portal On ter obtido em “conversa informal” com membros da administração municipal. Segundo o vereador, a denúncia já foi encaminhada ao Ministério Público (MP) de Artur Nogueira e está em andamento.
Na segunda-feira (30), Serjão publicou o segundo vídeo da série, filmado próximo a uma nascente no bairro Camanducaia. “Esgoto descendo pelas nascentes. Tem três minas que estão sendo poluídas, o esgoto está caindo direto e descendo aqui no rio Camanducaia”, alegou.
Concessionária nega irregularidades e dívida
Procurada pelo Portal On Holambra, a Águas de Holambra negou a existência de uma “dívida milionária” com o Executivo municipal. A empresa afirmou que a informação “não procede” e que a água distribuída segue os padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde.
“São realizados mais de 5 mil testes laboratoriais por mês, que atestam a potabilidade da água. Os resultados estão disponíveis no site da concessionária e são enviados aos órgãos de controle”, destacou, em nota.
A empresa também afirmou que coleta e trata o esgoto conforme parâmetros ambientais antes de devolvê-lo aos cursos d’água locais, e que os investimentos no setor são contínuos, incluindo melhorias na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Camanducaia.
Prefeitura diz que já multou empresa
Em nota, o Departamento Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Holambra informou que fiscaliza regularmente os serviços prestados pela concessionária e que não é conivente com falhas. Segundo o órgão, a empresa foi notificada e multada em diversas ocasiões.
A Prefeitura mencionou uma notificação da Vigilância Sanitária emitida em 3 de junho e um auto de infração de 18 de março, que está sob análise de defesa. Também foi aplicada uma multa de R$ 7.602,40, com notificação publicada no Diário Oficial Eletrônico em 21 de janeiro de 2025.
A Administração afirmou ainda manter diálogo constante com a empresa e cobrar providências imediatas sempre que necessário.
Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON
É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Portal ON sem prévia autorização por escrito do Portal ON, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.
Comentários
Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.