Denúncias ajudam a regularizar 39 ligações irregulares de energia em Jaguariúna e Pedreira
Relatos da população levaram à recuperação de mais de 135 MWh e reforçam combate a fraudes no sistema elétrico

Redação
A atuação da população tem sido fundamental no combate a irregularidades no fornecimento de energia elétrica. Em 2025, a CPFL Santa Cruz regularizou 39 instalações irregulares nas cidades de Jaguariúna e Pedreira após receber 123 denúncias de clientes.
As ações resultaram na recuperação de 135,7 MWh de energia desviada, volume equivalente ao consumo médio de 67 residências durante um ano. As inspeções foram realizadas, em alguns casos, com apoio de autoridades policiais.
De acordo com o gerente de Gestão de Energia e Receita do grupo, Daniel Carvalho, denunciar esse tipo de prática contribui diretamente para a segurança coletiva. “Ao fazer uma denúncia, o cliente ajuda a tornar o fornecimento mais justo e ainda protege vidas”, destacou.
As fraudes, conhecidas popularmente como “gatos”, incluem ligações clandestinas e adulteração de medidores. Além de ilegais, essas práticas comprometem a qualidade do serviço e representam riscos à população, podendo causar sobrecargas na rede, interrupções no fornecimento, curtos-circuitos e até incêndios.
Outro impacto das irregularidades está no bolso do consumidor. Segundo a CPFL, parte das perdas geradas por furtos e fraudes é considerada nos processos de revisão tarifária da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), o que pode influenciar no aumento das tarifas de energia.
O furto de energia é crime previsto no Código Penal Brasileiro, com pena de um a quatro anos de reclusão, além de multa. Em casos de fraude, como adulteração de equipamentos, as penalidades podem ser ainda mais severas, incluindo cobrança retroativa do consumo não registrado.
Para intensificar o combate, a CPFL Santa Cruz investiu cerca de R$ 2,5 milhões em 2025 em tecnologias de segurança, como caixas invioláveis, medidores instalados em postes e sistemas de monitoramento remoto, especialmente em locais com reincidência.
A empresa reforça que denúncias podem ser feitas de forma anônima por meio do aplicativo CPFL Energia ou pelo site oficial.
Comentários
Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.
