Inverno seco dá lugar a primavera chuvosa e quente em Jaguariúna
Temperaturas devem chegar a 36°C e chuvas se intensificam no final do ano, segundo Defesa Civil.

Da redação
A Defesa Civil do Estado de São Paulo divulgou a análise meteorológica do inverno de 2025 e as projeções para os próximos meses. O estudo mostra que, apesar da sensação de um inverno mais quente em Jaguariúna e região, os registros de temperatura ficaram dentro da média histórica.
O período foi marcado por longos intervalos de estiagem, baixa umidade relativa do ar e ocorrência de chuvas isoladas. O episódio mais significativo ocorreu no fim de junho. Já em setembro, os termômetros chegaram a registrar máximas próximas de 36°C, sinalizando a transição para a primavera.
Para os próximos meses, a previsão indica elevação gradual das temperaturas e intensificação das chuvas. Em Jaguariúna, assim como em Campinas e outras cidades do interior paulista, as mínimas devem subir dos 12°C registrados em setembro para cerca de 20°C em dezembro. As máximas tendem a ultrapassar os 30°C.
A partir de outubro, as pancadas de chuva serão mais frequentes, ganhando força em novembro e dezembro. Esse cenário deve favorecer a recuperação da umidade do solo, mas também amplia os riscos de deslizamentos, enxurradas e alagamentos em áreas vulneráveis.
De acordo com a Defesa Civil, o alerta é para que a população fique atenta, principalmente nos períodos de chuva intensa, quando podem ocorrer impactos tanto em áreas urbanas quanto rurais.
………………………………………………………….
Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON
É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Portal ON sem prévia autorização por escrito do Portal ON, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.
Comentários
Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.
