Jaguariúna registra queda nos casos de furto de veículos
Queda foi de mais de 20%, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do estado

Foto Canva
A cidade de Jaguariúna registrou uma queda de 20,37% nos casos de furtos de veículos no primeiro semestre de 2024, em comparação com o mesmo período de 2023, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP).
De acordo com os números, nos seis primeiros meses de 2023, foram 54 carros furtados na cidade, enquanto no mesmo período deste ano, esse número caiu para 43.
Em 2023, o mês que mais registrou furtos de veículos foi março, com 13 ocorrências, seguido por janeiro, com 10, e julho, com 9. O mês com menos registros foi maio, com 5.
Já em 2024, o mês com mais casos de furtos foi novamente março, com 10 ocorrências; em seguida, vêm agosto e janeiro, ambos com 7. O mês com menos registros foi abril, com 2 casos.
Os casos de furtos (outros), que englobam todos os tipos de furto na cidade, exceto os de veículos, tiveram um aumento de 13%, passando de 276 no primeiro semestre de 2023 para 313 no mesmo período de 2024.
Em 2023, os meses que mais registraram esse tipo de crime foram fevereiro e março, ambos com 50 casos, seguidos de abril com 44 e maio com 39. Neste ano, o mês com mais furtos foi janeiro, com 58 casos, seguido de março com 52 e abril com 48.
Crime de furto
O crime de furto é definido como a subtração de bens alheios, ou seja, a retirada de um objeto do patrimônio de outra pessoa sem o seu consentimento e sem o uso de violência ou grave ameaça. No Brasil, o furto é tipificado no Código Penal e pode ter diferentes modalidades, como:
- Furto simples: Ocorre sem circunstâncias agravantes.
- Furto qualificado: Inclui agravantes, como o uso de chave falsa, destruição de obstáculos ou quando cometido em locais de difícil acesso.
- Furto privilegiado: Quando o valor do bem furtado é pequeno, a pena pode ser reduzida ou até convertida em multa.
As penas para o furto variam de 1 a 4 anos de reclusão, além de multa, dependendo das circunstâncias do crime.
………………………………………………………….
Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON
É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Portal ON sem prévia autorização por escrito do Portal ON, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.
Comentários
Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.