11/04/2025

Prefeitura de Jaguariúna inicia a 2ª etapa da instalação de biodigestores em áreas rurais

No total, mais dez equipamentos estão sendo instalados em propriedades na região da sub-bacia do Rio Camanducaia

A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano, iniciou nesta semana a segunda etapa da instalação de biodigestores para a substituição das chamadas “fossas negras” nas propriedades rurais do município. A ação é uma iniciativa da Prefeitura em parceria com a The Nature Conservancy (TNC), um dos parceiros do Programa Bacias Jaguariúna.

No total, mais dez equipamentos estão sendo instalados em propriedades na região da sub-bacia do Rio Camanducaia. Esses equipamentos se somam a outros dez que já foram instalados em janeiro deste ano, totalizando 20 biodigestores.

Segundo a diretora de Meio Ambiente da Prefeitura de Jaguariúna, Aline Granghelli Catão, “os biodigestores tratam o esgoto de maneira sustentável, reduzindo substancialmente os impactos negativos da contaminação”. O funcionamento dos biodigestores se baseia no processo anaeróbio, um ambiente controlado e favorável ao desenvolvimento de bactérias anaeróbias que decompõem a matéria orgânica.

Além de serem de fácil implantação e possuírem baixo custo operacional, os biodigestores contribuem para a valorização das propriedades, melhoram a qualidade de vida das famílias rurais e incentivam práticas ambientais mais modernas e eficientes. O projeto será levado para outras áreas rurais do município.

………………………………………………………….

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON

É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Portal ON sem prévia autorização por escrito do Portal ON, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.