13/03/2021

Prefeitura de Jaguariúna lista ações desenvolvidas no combate à pandemia do coronavírus

Ações foram desde a criação de um hospital de campanha, leitos de UTI no hospital e contratação de profissionais de saúde entre outras medidas

Da redação

Na última  quarta-feira (11), fez um ano que a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou oficialmente a pandemia do novo coronavírus. De lá pra cá, se passaram doze meses e o Brasil atravessa o pior momento dessa pandemia com recordes diários de mortes.

Jaguariúna também vem enfrentando uma situação muito crítica em relação a ocupação de leitos de UTI Covid  que está acima de 100%, lotação dos leitos clínicos.

Até o momento, Jaguariúna atendeu um total de 9.716 pessoas com suspeita ou confirmação da doença nas unidades de saúde do município. O número equivale a 17% da população de Jaguariúna, de cerca de 57 mil habitantes.

A Prefeitura também listou as ações desenvolvidas no enfrentamento à covid-19 desde o início da pandemia:

– Criação do Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento ao Covid-19

– Contratação de novos funcionários para a Saúde (médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e motoristas)

– Higienização da cidade com amônia quaternária

– Criação de canal exclusivo para tirar dúvidas sobre o coronavírus e a vacinação via WhatsApp (19) 99714-7119

– Criação de hotsite exclusivo com informações sobre a Covid-19: https://jaguariuna.sp.gov.br/coronavirus/

– Aumento de 69% no número de leitos hospitalares (de 93 para 157)

– Criação da Unidade de Campanha exclusiva para pacientes Covid-19 e com síndromes gripais (com 400m² de área)

– Criação de 15 leitos de UTI (a cidade nunca teve UTIs homologadas pelo Ministério da Saúde)

– Realização de barreiras sanitárias com aferição de temperatura

– Vacinação em sistema drive-thru

– 30 respiradores

– Inauguração do novo Centro de Especialidades Médicas e reestruturação do Hospital Municipal, com a criação de uma nova ala de internações e 22 novos leitos clínicos – de 78 para 100 leitos

– Adesão ao consórcio de municípios para a compra direta de vacinas contra a Covid-19

– Investimentos de R$ 102,7 milhões na área da Saúde só no ano passado, equivalentes a 31,5% das receitas da Prefeitura.

“Estamos trabalhando incansavelmente aqui em Jaguariúna para possibilitar que o maior número de contaminados com a Covid-19 possam ter o atendimento necessário, humanizado e tecnicamente adequado. Nossos profissionais de saúde estão lutando bravamente, todos os dias, para salvar vidas”, diz o prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis.

…………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Jaguariunense


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.