Violeiros do Jaguary levam a cultura caipira de Jaguariúna ao Conexidades em Campos do Jordão
Grupo representou o município em um dos maiores eventos de gestão pública do país e destacou a força da tradição sertaneja de raiz para centenas de lideranças de todo o Brasil

Foto: Diogo Penteado
Ana Clara Diogo
A Prefeitura de Jaguariúna participa da 9ª edição do Conexidades, realizada entre os dias 15 e 19 de junho, em Campos do Jordão (SP). Entre os destaques da programação esteve a apresentação dos Violeiros do Jaguary, que representaram o município e levaram a cultura caipira de Jaguariúna para lideranças de diversas cidades do país.
Em entrevista, o maestro Cristiano Scuciatto definiu a participação como um momento histórico para a orquestra.
“Foi algo grandiosíssimo para nós. Fomos convidados pelo Celso Lauro, nosso secretário de Cultura, e encaramos essa oportunidade com muita responsabilidade e orgulho”, afirmou.
Para a apresentação, os músicos prepararam um repertório que reuniu clássicos da música sertaneja e caipira:
Segundo Cristiano, a participação foi muito além de uma simples apresentação musical. Para ele, representou a oportunidade de mostrar a identidade cultural de Jaguariúna para todo o país.
“Quando estávamos andando pelos estandes vimos centenas de prefeituras apresentando aquilo que têm de mais característico. Tinha cidade mostrando o café, outras o vinho, outras a produção de bananas. E Jaguariúna levou exatamente sua essência. A montaria em touros, o modo de se vestir, o jeito de ser. A importância disso é levar essa identidade caipira, essa cultura de raiz, para os quatro cantos. Não éramos os únicos fazendo sertanejo, mas a grande importância está justamente no resgate da identidade e da cultura caipira, que é a gênese da cultura do nosso Estado de São Paulo”, destacou.
O maestro também ressaltou que a presença dos Violeiros do Jaguary no evento contribui diretamente para a valorização dos músicos locais e para a divulgação do município em nível nacional.
“Eu acabei de fazer uma postagem no Instagram e já veio uma enxurrada de pessoas seguindo a gente e enviando mensagens. Acredito que seremos muito solicitados por outras prefeituras para nos apresentarmos em diversos eventos. Tivemos algumas dificuldades na viagem, inclusive um caminhão que transportava nossos instrumentos quebrou. Tivemos que reorganizar tudo, algumas pessoas levaram instrumentos no colo para não perdermos a apresentação. Mas isso mostra a paixão dos integrantes pela orquestra.”
Cristiano fez questão de destacar o comprometimento dos integrantes do grupo, que participaram da viagem movidos exclusivamente pelo amor à música e à cultura caipira.
“Noventa e nove por cento deles trabalham e deixaram seus compromissos profissionais para estar presentes. Eles tocam por prazer. Somos uma família. Muitas vezes convivemos tanto que nos tornamos mais próximos até do que nossas próprias famílias. Existe amizade, ajuda mútua e muito amor pelo que fazemos. E tudo isso contribui para divulgar nossa cultura e nosso trabalho para o Brasil inteiro.”
Mesmo com décadas dedicadas à música, o maestro revelou que a apresentação no Conexidades trouxe uma emoção especial.
“Trabalho com música desde os 11 anos de idade. Já participei de inúmeras apresentações, finais de semestre, eventos e também atuo há quase 20 anos com orquestras de viola. Apresentações costumam ser algo tranquilo para mim, mas confesso que o Conexidades trouxe uma responsabilidade muito grande. Conseguimos entregar aquilo que nos foi pedido e, principalmente, executar o Hino Nacional da forma que merecia. Foi uma emoção avassaladora.”
O maestro também relembrou um dos momentos mais marcantes da participação do grupo no evento.
“Em uma das apresentações, o nosso prefeito disse: ‘Vocês nos representam’. Quando ouvi isso, bateu muito forte no meu coração. Foi uma emoção enorme. Tudo o que fazemos é com muito amor, muito carinho, e graças a Deus temos sido abençoados em tudo. Seguimos em frente levando a cultura de Jaguariúna para cada vez mais lugares.”
Ao final da entrevista, Cristiano deixou uma mensagem de agradecimento e orgulho aos moradores de Jaguariúna.
“Quero que todos se sintam muito orgulhosos, porque levamos para o Brasil inteiro o trabalho da nossa orquestra. Não apenas para os prefeitos e representantes que estavam presentes, mas também para milhares de pessoas que acompanham nossas redes sociais. Foi algo extraordinário. Hoje cada jaguariunense pode dizer com orgulho que tem uma orquestra que representa a cidade Brasil afora.”
A participação dos Violeiros do Jaguary no Conexidades reforça o papel da cultura caipira como patrimônio vivo de Jaguariúna. Mais do que uma apresentação musical, o grupo levou ao evento a identidade, as tradições e o orgulho de um município reconhecido nacionalmente por suas raízes sertanejas. Com emoção, dedicação e amor pela música, os violeiros mostraram que a cultura local segue forte, conquistando novos públicos e representando Jaguariúna com autenticidade em um dos maiores eventos de gestão pública do Brasil.
………………………………………………………….
Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON
É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Portal ON sem prévia autorização por escrito do Portal ON, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.
