03/01/2020

Mata Santa Genebra em Campinas ganhará trilha suspensa

A trilha ligará a sede a entrada da Fundação ao Borboletário

A Mata de Santa Genebra em Campinas, maior floresta urbana da Região Metropolitana de Campinas (RMC) ganhará uma trilha suspensa com cerca de um quilômetro e que poderá ser utilizada por cadeirantes, pessoas com mobilidade reduzida. A trilha ligará a sede a entrada da Fundação ao Borboletário.

Os recursos necessários para a instalação da passarela, foram aprovados pelo Fundo de Recuperação, Manutenção e Preservação do Meio Ambiente (Proamb). O projeto é resultado de uma parceria entre a PUC-Campinas e a Secretaria do Verde e do Desenvolvimento Sustentável e foi elaborado por alunos do curso de Arquitetura da universidade.

A trilha suspensa deverá estar concluída até o início do segundo semestre de 2020. A trilha será fixa e baixa (com inclinação de zero a 60 centímetros) e não irá provocar impactos na mata, pois será instalada em cima de uma das quatro já trilhas existentes.

Com a trilha suspensa, a fundação espera dotar a mata de uma estrutura que evite a compactação do solo, permitindo que atividades de uso público sejam desenvolvidas de acordo com os objetivos de conservação da unidade.

Os visitantes terão a oportunidade de entrar em contato com indivíduos representativos da flora do fragmento florestal que, por sua raridade e beleza, são especialmente importantes na sensibilização dos visitantes para a necessidade de preservação das florestas.

Sobre a Mata Santa Genebra
A Mata, tem cerca de 2,7 milhões de metros quadrados, sendo formada por 85% de floresta semidecídua e 15% de mata de brejo ou floresta higrófila. As árvores em geral são bem altas, contendo espécies que alcançam até mais de 25 metros, como o jequitibá-rosa, a peroba-rosa, jatobá.

De estatura média, com 15 a 18 metros de altura, existem diversas espécies como o jequitibá-branco, cedro-rosa, pau-marfim e as figueiras. Abaixo disso, existe, ainda, um estrato herbáceo arbustivo razoavelmente denso. Ainda é possível encontrar epífitas, como orquídeas e bromélias, nas copas de grandes árvores das áreas mais preservadas.

………………………………..

O Portal Portal ON oferece notícias curtas e objetivas para serem lidas em até 60 segundos. Clique AQUI, curta a fanpage e fique por dentro dos principais fatos da nossa região.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.