23/07/2021

Moradores de Artur Nogueira reclamam de esgoto a céu aberto

Eles afirmam que o serviço de água do município prometeu fazer a interligação do esgoto das casas com a rede coletora, mas ainda não aconteceu. Autarquia disse que retoma o serviço na próxima semana

 

Da redação

Já imaginou sair de casa todos os dias e dar de cara com esgoto correndo no portão de sua residência e conviver com um cheiro forte diariamente? Essa é a situação que vivem os moradores de uma rua do Bairro Beventutto, em Artur Nogueira.

Se já não bastasse a falta de asfalto na localidade, os moradores da Rua Enrico Giovani Chiste também estão convivendo com o esgoto a céu aberto que sai das casas. De acordo com eles, o Serviço de Água e Esgoto de Artur Nogueira (Saean) disse que iria fazer a interligação do esgoto das casas com a rede coletora da rua, que já está pronta, mas até agora nada aconteceu.

O Saean disse que já se reuniu com os moradores e garante que a demanda da rede coletora será retomada na próxima semana. [Confira a nota na íntegra no final da matéria].

Entenda o caso

O Portal Nogueirense esteve no local e constatou, que de fato, o esgoto corre pelas ruas de terra do bairro. Água escura e sedimentos sólidos são vistos em toda extensão da via e acabam sumindo na terra ou ficam empossados na frente das casas.

O responsável pelo bairro, Antonio Ferreira de Souza, conta que no dia 24 de maio, ele protocolou no Saean, um ofício pedindo a ligação do esgoto. O órgão deu 15 dias para que o serviço fosse iniciado, mas passados quase dois meses, nada foi feito.

“Todas as vezes que alguém vai lá cobrar esse serviço, eles contam uma desculpa diferente. Eles prometeram que fariam, estamos cadastrados e seguindo todas as exigências que eles pediram para fazer a ligação”, afirma Antonio.

Fossas desativadas

“Eles tinham que falar pra gente porquê não estão fazendo essa ligação, eles falam toda vez uma coisa diferente”, completou o morador.

Uma moradora, que preferiu não se identificar, contou que todas as casas já estão com os canos do esgoto prontos. “Eles vieram e disseram para que a gente deixasse a nossa parte e foi isso que fizemos. Compramos os canos e agora só falta o Saean vir e ligar os nossos canos na rede coletora, coisa que eles já prometeram que fariam”, desabafou a mulher.

Ainda segundo ela, muitas casas estão com as fossas cheias e devido ao custo e a promessa do Saean, muitos moradores desativaram as fossas achando que a ligação seria feita, o que faz com que o esgoto seja despejado na rua.

Frustação

Para o líder do bairro, Antonio, a situação não resolvida deixa todos frustrados. “Qual o problema que vocês [Saean] estão enfrentando para protelar? As pessoas estão frustradas por causa da enganação. Vocês não precisam ficar mentindo. Nós só queremos que vocês olhem pelo nosso problema que já é crônico e resolva de uma vez”, finalizou o homem.

Veja abaixo imagens do local:

Resposta do Saean

Procurado, o Saean, por meio da Assessoria de Imprensa da Prefeitura, informou que se reuniu com representantes do bairro e diante da escassez e preços de materiais, está havendo atraso na conclusão da interligação domiciliar. A autarquia garante que a demanda da rede coletora será retomada na próxima semana, data em que foi dada nova previsão da entrega de materiais por parte dos fornecedores.

Confira a nota na íntegra

A equipe técnica, administrativa e financeira do Saean, incluindo a presidente da autarquia, se reuniu ontem, 21 de julho, com representantes do bairro. No encontro foi esclarecido aos moradores que diante da escassez e preço de materiais para a execução do serviço, está havendo um atraso na conclusão da interligação domiciliar. Isso se deve ao período pandêmico no qual estamos passando, em que os fornecedores permanecem trabalhando com estoque reduzido.

Vale destacar que essa obra é uma obrigação do loteador do Benvenuto e não estava prevista no orçamento da autarquia. Porém, o Saean se posicionou sensível à situação e se prontificou a resolver a situação que existe há 20 anos no município e nunca foi resolvida.

O Saean pede a compreensão dos moradores e garante que a demanda da rede coletora será retomada na próxima semana, data em que foi dada nova previsão da entrega de materiais por parte dos fornecedores.

A conclusão do serviço ultrapassa 100 ligações domiciliares de esgoto por todo o bairro”.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.