13/03/2023

MULHERES DE SUCESSO: Gorete Patekoski

Ela acredita que a Educação pode ajudar a transformar vidas, promovendo o crescimento pessoal e profissional das pessoas

Maria Gorete Pereira Patekoski é uma profissional inspiradora e educadora que tem dedicado sua vida à transformação da sociedade através da Educação. Com uma formação vasta e sólida em Pedagogia, Psicologia, Psicopedagogia, e pós-graduações em Psicoterapia Analítica de grupo e educação a distância, ela é uma referência em sua área de atuação.

Natural de São Luís do Paraitinga, Gorete se mudou para Cosmópolis em 1987, atraída pelo trabalho do marido. Matriarca de uma grande família, é mãe de Helder, Helton e Bruna, e avó de Vitoria, João Paulo, Brenda, Beatriz, Miguel, Bianca e Elisa. Para ela, estar com a família, olhar a natureza e dar e receber amor, torna a vida bem mais leve.

Com uma carreira repleta de realizações, ela fundou duas escolas, o Instituto Princesinha em São José dos Campos e o Instituto Curumim em Artur Nogueira. Além disso, trabalhou por 15 anos como psicóloga na Santa Casa.

Gorete conta que a perda do esposo e companheiro de vida foi um grande desafio. Lidar com o medo de não conseguir oferecer educação e formação superior para os filhos foi um dos piores momentos de sua história. “O convite para ser mantenedora da UNIP polos Cosmópolis e Artur Nogueiras, em 2007, foi um presente de Deus, pois foi por meio desse trabalho que consegui formar meus filhos e os filhos de muitas outras famílias”, conta a profissional. Apesar de todos os desafios, ela nunca perdeu o foco em sua missão de proporcionar uma educação de qualidade para seus filhos e para a sociedade.

Para Gorete, a educação é o maior produto transformacional do planeta. Ver seus alunos se formando é um momento mágico e emocionante. “É como se eu vislumbrasse o céu descendo até mim”, diz.

Gorete é um exemplo de perseverança e superação, tendo enfrentado o espasmo facial e outras dificuldades em sua vida. Para ela, o sucesso não é uma questão de sorte, mas sim de preparo e oportunidade. Ela incentiva todos a buscar conhecimento e se organizar para superar as tribulações e dificuldades da vida. “Quanto mais conhecimento a gente busca e consegue, mais autonomia e liberdade a gente tem para se posicionar no mercado de trabalho e para conquistar as coisas que a gente almeja”, afirma.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.