07/07/2022

Orquestra em Cartões-Postais de Campinas faz suas últimas apresentações

Para finalizar a série de oito apresentações gratuitas em praças da cidade pelo projeto “Orquestra em Cartões-Postais de Campinas”, a Orquestra Conservatório Carlos Gomes vai tocar nesta quinta-feira, dia 7 de julho, na Praça Antônio Pompeo, em frente ao monumento-túmulo de Carlos Gomes, e na próxima segunda-feira, dia 11, no Largo das Andorinhas, no monumento […]

Para finalizar a série de oito apresentações gratuitas em praças da cidade pelo projeto “Orquestra em Cartões-Postais de Campinas”, a Orquestra Conservatório Carlos Gomes vai tocar nesta quinta-feira, dia 7 de julho, na Praça Antônio Pompeo, em frente ao monumento-túmulo de Carlos Gomes, e na próxima segunda-feira, dia 11, no Largo das Andorinhas, no monumento do Bicentenário de Campinas, no Centro da cidade. As duas apresentações serão ao ar livre, gratuitas, e começam às 17h. No dia 9, sábado, a Orquestra fará uma apresentação aberta no Conservatório Carlos Gomes, às 14h, durante a festa julina da escola.

Foto PMC

No repertório, obras de Mozart (Serenata), Vivaldi (Primavera), Haendel (música aquática), Ernst Mahle (Viajando pelo Brasil), César Guerra-Peixe (Mourão), Heitor Villa-Lobos (Trenzinho Caipira) e Carlos Gomes (Quem Sabe). O Coral Meninos Cantores de Campinas e a soprano Joyce Martins farão o acompanhamento da orquestra.

Além de ouvir boa música, será possível aprender um pouco mais sobre a cidade. Evandro Ziggiatti, violinista da orquestra e arquiteto, urbanista, professor e pesquisador da Unicamp, vai abordar características sobre a arquitetura e fatos históricos e culturais das duas praças. “São espaços muito significativos para Campinas, por onde passa muita gente todo dia, e talvez nem saibam a história dessas praças. Essa será uma oportunidade”, afirma Evandro.

“A música pode deixar melhor o dia de alguém. Queremos levar a orquestra para mais perto da população de forma agradável e diferente, dar um toque de leveza na correria da cidade” diz Lara Ziggiatti, violoncelista da orquestra e uma das idealizadoras do projeto.

“Queremos dar às pessoas uma oportunidade de ouvir uma música diferente, de conhecer um pouco mais sobre os compositores e também sobre a cidade em que ela vive e os lugares que frequenta quase que diariamente”, afirma o violinista Silas Simões, que coordena a orquestra, composta por 35 integrantes.

O projeto “Orquestra em Cartões-Postais de Campinas” é financiado pelo ProAC, tem apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Campinas e prevê o registro das apresentações por fotógrafos convidados para a produção dos cartões-postais e uma exposição.

Programação

07/07 – 17h – Praça Antônio Pompeo – Centro – Monumento-Túmulo de Carlos Gomes

09/07 (sábado) – 14h – Conservatório Carlos Gomes

11/07 – 17h – Largo das Andorinhas – Monumento do Bicentenário de Campinas

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.