Câmara aprova projeto que pune quem tocar em policial durante abordagem
Entre outras medidas, a pessoa abordada deverá manter distância mínima de 1 metro do agente de segurança
A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou proposta que determina quais condutas deve ter o cidadão durante uma abordagem policial.
Pelo texto, a pessoa deverá atender às ordens do policial; deixar as mãos livres e visíveis; não realizar movimentos bruscos; não tocar no policial; e manter uma distância mínima de 1 metro do agente de segurança.
Pelo Projeto de Lei 5610/19, quem descumprir essas regras estará sujeito às penas de prisão, de três meses a um ano, e de multa.
O autor da matéria, deputado Bibo Nunes (PL-RS), acredita que a medida é “essencial para proteger o agente de segurança pública e prevenir que situações de violência ocorram”.
Relator da proposta, o deputado Daniel Silveira (PTB-RJ), fez uma alteração na versão original para garantir que a pessoa abordada pelo policial respeite a ordem de distanciamento anunciada por este, ou, caso não haja ordem nesse sentido, uma distância mínima de 1 metro.
Tramitação
A proposta será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. O texto está sujeito à apreciação do Plenário.
Agência Câmara de Notícias
……………………………………..
Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON
Comentários
Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.