Paulínia recebe audiência do Orçamento do Estado pela primeira vez na história
Investimentos na Educação e capacitação profissional, na Assistência Social e Habitação, Saúde e na área de Infraestrutura foram os principais apontamentos feitos pelos participantes
Da redação
Pela primeira vez na história, Paulínia sediou uma Audiência Pública do Orçamento do Estado de São Paulo. O encontro regional foi presidido pelo deputado estadual Dirceu Dalben, membro da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), e reuniu centenas de pessoas de toda a RMC (Região Metropolitana de Campinas) na Câmara Municipal.
“Foi uma noite para ficar na história, um encontro muito importante em que aproximamos a Alesp da população, dando voz e vez para que a comunidade e lideranças dessem suas sugestões sobre a destinação dos recursos estaduais para o próximo ano. Tivemos casa cheia, uma grande participação popular, com a apresentação de demandas fundamentais para melhorar a qualidade de vida das pessoas”, comentou o Deputado Dalben.
Investimentos na Educação e capacitação profissional, na Assistência Social e Habitação, Saúde e na área de Infraestrutura foram os principais apontamentos feitos pelos participantes.
“Neste encontro pudemos confirmar o quanto as audiências públicas são importantes. Paulínia, por exemplo, é uma cidade com uma arrecadação extraordinária. Quem está lá fora, imagina que a cidade não tem problemas. Mas tem, sim, pessoas necessitadas, que precisam de moradia, precisam de assistência social, precisam do SUS (Sistema Único de Saúde). Por isso é tão importante a Alesp estar nos municípios, ouvindo a população. É desta forma que vamos conseguir partilhar os recursos estaduais de forma mais justa e reduzir a desigualdade social. Com as audiências, conseguimos errar menos e acertar mais!”, falou Dalben.
O encontro contou com a presença dos prefeitos de Sumaré, Luiz Dalben, de Cosmópolis, Junior Felisbino, e de Nova Odessa, Leitinho (Claudio Schooder), além de vereadores de Paulínia, Campinas, Sumaré, Hortolândia, Nova Odessa, Monte Mor, Cosmópolis, Engenheiro Coelho e Jaguariúna, secretários e secretárias municipais da região e diversas lideranças comunitárias.
“Meu muito obrigado a todos que estiveram conosco nesta audiência e contem sempre com nosso trabalho para que as demandas aqui apresentadas possam ser atendidas”, reforçou Dalben.
Quem não conseguiu participar da reunião, ainda poderá enviar sua contribuição on-line pelo portal da Alesp (https://www.al.sp.gov.br/alesp/audiencia-publica/?id=260), em espaço que estará aberto até o dia 29 de maio de 2024.
Este ano, além da audiência em Paulínia, Dirceu Dalben também já presidiu as reuniões nas cidades de Cosmorama (região de São José do Rio Preto) e Dois Córregos (região de Bauru). A Alesp já realizou 11 de um total de 25 encontros.
Todo o trabalho produzido nas audiências é incorporado à Lei Orçamentária Anual (LOA). Esse documento prevê a arrecadação estadual e fixa as despesas do ano seguinte. Dessa forma, é o instrumento pelo qual são previstos e planejados os investimentos em diversas áreas, como Saúde, Educação, Segurança Pública, entre outras.
Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON
É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Portal ON sem prévia autorização por escrito do Portal ON, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.
Comentários
Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.