Abril Laranja: Prevenção contra crueldade animal
Campanha nacional promove, durante abril, ações de conscientização e incentivo a denúncia de crueldade animal
Foto: Freepik
Da redação
O mês de abril marca a realização da campanha Abril Laranja, dedicada à conscientização sobre os maus-tratos contra animais no Brasil. A iniciativa é promovida por organizações da sociedade civil, instituições públicas e defensores da causa animal, com o objetivo de informar a população sobre a proteção dos animais e os canais de denúncia disponíveis.
A cor laranja foi escolhida, por ser associada frequentemente a sinais de alerta, e defesa da vida. Já o mês de abril, foi escolhido por conta do Dia Mundial dos Animais de Rua, celebrado no dia 4 de abril. Durante o mês, ações como feiras de adoção, palestras de conscientização, campanhas de castração, vacinação e educacionais vêm sendo realizadas por diversas cidades, promovidas tanto por iniciativas privadas, quanto por prefeituras.
No Brasil, maus-tratos a animais são considerados crime de acordo com o artigo 32 da Lei Federal nº 9.605/98. A pena pode variar de três meses a um ano de detenção, além de multa. Em 2020, outra lei aumentou essa punição para dois a cinco anos de reclusão nos casos que envolvem cães e gatos.
Entre os atos considerados maus-tratos estão: agressões físicas, abandono, privar de alimento e água, omissão de cuidados veterinários, entre outros. As denúncias podem ser feitas em delegacias de polícia, secretarias municipais, órgãos ambientais ou por meio de canais de denúncia via telefone. Além disso, o Abril Laranja busca promover a educação e o engajamento da população no cuidado com os animais, incentivando a adoção e o apoio a iniciativas voltadas ao bem-estar animal.
A campanha também reforça a importância da guarda responsável, que envolve não apenas oferecer abrigo, alimentação e cuidados médicos, mas também garantir que o animal tenha espaço adequado, atenção, socialização e bem-estar ao longo da vida. A adoção, por exemplo, deve ser um ato consciente e definitivo, não impulsivo.
De acordo com dados do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal (FNPDA), os casos de abandono e maus-tratos têm apresentado aumento nos últimos anos, especialmente após a pandemia de Covid-19. A dificuldade financeira de muitas famílias e a desinformação sobre a guarda responsável contribuíram para esse cenário.
A estimativa do FNPDA é que o Brasil possuí mais de 20 milhões de cães abandonados, além de outros 10 milhões de gatos abandonados. O Fórum ainda destaca que, a cada hora, mais de 100 animais são abandonados em nosso país. O Abril Laranja surge, portanto, como uma resposta educativa e preventiva diante dessa realidade.
………………………………………………………….
Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON
É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Portal ON sem prévia autorização por escrito do Portal ON, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.
Comentários
Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.