11/05/2025

Aumento de venda das flores movimenta região economicamente no Dia das Mães

Considerada como o “Natal das flores”, o Dia das Mães representa cerca de 16% das vendas anuais de flores no Brasil

Da redação

Tradicionalmente, o Dia das Mães, que é comemorado neste domingo (11), é considerado um período de aumento na venda de flores por todo Brasil. Segundo o Ibraflor (Instituto Brasileiro de Floricultura) o comércio de flores para essa data cresceu em 8% no último ano, e a região, tem grande potencial comercial no período.

Ainda segundo o Ibraflor, o dia das mães representa em torno de 16% do comércio anual de flores e plantas ornamentais, que movimenta milhões todos os anos. Por conta disso, é considerado por especialistas como o “Natal das flores” por sua grande representatividade econômica na data, tal qual o Natal em outras áreas comerciais.

A exemplo do Veiling, um dos maiores responsáveis pelo comércio floral, localizado na RMC, que têm seu pico de produção anual durante as celebrações, chegando a ser sete vezes maior do que a comercialização semanal padrão, e representando, só no Dia das Mães, em torno de 15% de toda sua produção anual. Neste ano, a empresa realizou a campanha “Dia das mães: Amor que vem da raiz” visando homenagear as mães, presenteando-as com flores.

Algo a se destacar, são as flores mais procuradas nesta data. O Ibraflor destaca a elevada busca por rosas, orquídeas, girassóis, gérberas e lírios, como as flores de maior procura visando presentar as mães. Além disso, a grande maioria da produção dessas flores saí com larga antecedência de todos os produtores de flores do Brasil durante o período, tendo em vista que a demanda cresce de maneira acelerada.

A “Operação Dia das Mães” é tão forte no meio floral, que centenas de caminhões passam pela região em busca de flores produzidas em cidades próximas, como Holambra, Jaguariúna, Mogi Mirim ou Santo Antônio de Posse.

Neste ano, a estimativa do instituto, é um aumento de 6% em relação ao ano passado, isto é, tanto na produção, quanto na comercialização de flores e plantas ornamentais. Outra estimativa do Ibraflor, é que os preços para tais produtos subiram em 3% em relação à 2024.

………………………………………………………….

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON

É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Portal ON sem prévia autorização por escrito do Portal ON, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.