23/10/2025

Câmara de Paulínia aprova novas regras do Bolsa Educação e reestrutura Previdência Municipal

Projeto amplia acesso a bolsas de estudo, define novas contrapartidas e moderniza gestão previdenciária.

A Câmara Municipal de Paulínia aprovou por unanimidade, na sessão ordinária desta terça-feira (21/10), o projeto que atualiza e moderniza o Programa Bolsa Educação, estabelecendo novos critérios de concessão das bolsas de estudo no município.

A proposta revisa a Lei nº 3.077/2010, com o objetivo de ampliar o acesso ao ensino técnico e superior, além de garantir regras mais claras e justas para os estudantes e maior controle sobre o uso dos recursos públicos.

Entre as principais mudanças estão os percentuais de bolsa definidos conforme a renda familiar, as regras de reembolso em caso de desistência e a ampliação das contrapartidas sociais: cada bolsista deverá cumprir 20 horas mensais de serviços comunitários e manter bom desempenho acadêmico.

O novo formato de seleção incluirá análise socioeconômica, nota do Enem e teste vocacional, e as bolsas continuarão sendo pagas diretamente às instituições conveniadas, que poderão estar localizadas em um raio de até 70 km de Paulínia.

O programa prevê a concessão de até 500 bolsas anuais, entre integrais e parciais, e mantém a exigência de residência mínima de 10 anos no município.

Reorganização da Previdência Municipal

Os vereadores também aprovaram o Projeto de Lei Complementar nº 11/2025, enviado pela Prefeitura, que reorganiza o regime previdenciário municipal e promove a segregação da massa de segurados do Pauliprev.

A medida cria dois grupos distintos para o gerenciamento dos recursos:

  • O primeiro grupo será composto por servidores ativos que ingressaram até dezembro de 2012 e aposentados ou pensionistas com benefícios iniciados até dezembro de 2015;

  • O segundo abrangerá os demais servidores, que passarão a contribuir sob o regime de capitalização, no qual o dinheiro acumulado é investido para garantir futuras aposentadorias.

De acordo com o Executivo, a mudança é contábil e orçamentária, sem alterar direitos adquiridos de servidores, aposentados ou pensionistas. O objetivo é adequar o município à legislação federal que exige segregação de massas em casos de déficit atuarial.

Outros temas da sessão

O plenário também aprovou o projeto que institui uma campanha de saúde mental voltada a mulheres grávidas e puérperas, de autoria do vereador Fábio da Van (PRTB), que presidiu a 35ª Sessão Ordinária.

Durante a sessão, a bailarina Larissa Rodrigues Bogas foi homenageada por seus relevantes serviços prestados à cultura e à dança, em iniciativa do vereador Douglas Guarita (DC).

Foto Prefeitura de Paulínia

………………………………………………………….

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON

É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Portal ON sem prévia autorização por escrito do Portal ON, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.