30/01/2025

Câmara de Paulínia reinicia sessões e aprova frente para direitos da pessoa com deficiência

Foi a 1ª Sessão Ordinária da nova legislatura

Foto Câmara de Paulínia

A Câmara de Paulínia realizou a 1ª Sessão Ordinária da nova legislatura nesta terça-feira (28/1). Foi aprovada a criação da Frente Parlamentar em Apoio às Pessoas com Deficiência e Doenças Raras, um espaço de diálogo entre vereadores, sociedade civil e entidades do terceiro setor.

A Casa já desenvolveu um trabalho semelhante nos últimos anos, sob a liderança de Gibi Professor (Podemos) e apoio de outros vereadores. Autor do projeto, ele destacou que a Frente contribuiu para conquistas relevantes: leis inclusivas que reservam 10% das vagas nas escolinhas de esporte para pessoas com deficiência e que obrigam locais reservados em eventos públicos.

Também citou a implantação de rampas e piso tátil na própria Câmara Municipal, além de melhorias em espaços esportivos, como as arquibancadas acessíveis das piscinas do Centro.

A Frente ainda organizou eventos educativos e de conscientização, como palestras sobre inclusão no esporte, empreendedorismo e o uso medicinal da cannabis, sempre com o objetivo de ampliar o debate, ouvir famílias e sensibilizar a população sobre os desafios enfrentados por pessoas com deficiência e doenças raras.

OUTROS TEMAS

O público encheu o Plenário na 1ª Sessão, para acompanhar a nova legislatura, sob a presidência do vereador Pedro Bernarde (DC).

Na abertura, após os Hinos Nacional e de Paulínia, ele informou que não seria usado o painel de votação. A Câmara planeja adquirir um novo sistema, mais moderno e que comporte o registro de 17 vereadores (o número de cadeiras aumentou de 15 para 17, em 2025).

Muitos vereadores aproveitaram o espaço de palavra livre para agradecer apoios e apresentar planos para o mandato até 2028. O vereador Lucas Barros (DC) subiu à tribuna e defendeu que o município conceda área para sede da Aupacc (Amigos Unidos por Amor Contra o Câncer).

Tiguila Paes (Cidadania), Helder Pereira (PL) e Messias Brito (PL) cobraram melhorias das empresas de energia elétrica, telefonia e água.

Anderson Henrique (MDB) parabenizou Jair de Santana, pelos 24 anos de dedicação como motorista de ambulância à população de Paulínia.

Foram discutidos ainda 26 Requerimentos (cobrança de medidas ou informações), 6 Moções (congratulações e aplausos) e 81 Indicações (sugestões).

……………………………………………………………….

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON

É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Portal ON sem prévia autorização por escrito do Portal ON, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.