20/02/2026

Dirigir usando o celular lidera o ranking de infrações de trânsito em Paulínia

Com aumento superior a 100% nas autuações em 2025 em relação a 2024, dirigir usando o celular ao volante foi a infração mais cometida em Paulínia

O número de infrações de trânsito registradas em Paulínia apresentou crescimento expressivo em 2025. De acordo com dados do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), entre janeiro e dezembro foram lavradas 973 multas, um aumento de 105% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram registradas 781 infrações.

Entre as principais irregularidades cometidas no município, dirigir utilizando o celular aparece no topo do ranking em 2025, com 190 autuações. A infração é considerada gravíssima e representa um dos principais fatores de risco para acidentes de trânsito.

Na segunda posição está a condução de veículo não devidamente licenciado, com 144 multas aplicadas ao longo do ano. Já o não uso do cinto de segurança ocupa o terceiro lugar, somando 133 autuações, reforçando a necessidade de maior conscientização sobre a importância do equipamento para a segurança dos ocupantes.

Outras infrações que chamam atenção incluem conduzir veículo sem possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH), com 57 registros, e o uso de sistemas de som automotivo em volume ou frequência acima do permitido, que resultou em 54 multas, por perturbação da ordem pública, conforme normas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Mudança no perfil das infrações

Na comparação com 2024, observa-se uma alteração no perfil das infrações mais recorrentes em Paulínia. No ano anterior, as ocorrências mais comuns envolviam veículos não licenciados, uso do celular ao volante, condução sem CNH, circulação com descarga livre e veículos sem os equipamentos obrigatórios.

O aumento no número de autuações pode estar relacionado à intensificação da fiscalização, além da ampliação do monitoramento eletrônico e das ações educativas realizadas ao longo do ano.

Os dados são do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) e reforçam a importância do respeito às leis de trânsito como forma de reduzir acidentes e preservar vidas nas vias do município.

Foto Freepik

………………………………………………………….

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON

É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Portal ON sem prévia autorização por escrito do Portal ON, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.