Empreendedoras transformam a RMC: Paulínia soma mais de 4.900 mulheres à frente de negócios
Já em toda a região de Campinas, quase 130 mil mulheres comandam seus próprios empreendimentos
FOTO: Sebrae-SP
Com a chegada do Dia Internacional da Mulher, o empreendedorismo feminino ganha ainda mais destaque. Na região de Campinas, quase 130 mil mulheres comandam seus próprios negócios, atuando em diversos segmentos, como beleza (cabeleireiras, manicures, pedicures e estética), alimentação, moda e varejo, entre outros, que impulsionam a economia local. Na cidade de Paulínia, 4.939 mulheres estão à frente de seus próprios empreendimento.
Joice Oliveira, analista de negócios do Sebrae-SP e responsável pela área de empreendedorismo feminino, acredita que a força das mulheres está na determinação em transformar realidades. “Muitas empreendedoras vêm de situações de vulnerabilidade e percebem a necessidade de se reinventar para conquistar uma vida melhor”, afirma.
Ela acrescenta que grande parte dessas mulheres são chefes de família e sustentam seus filhos sozinhas. “Muitas vezes, iniciam seus negócios após um contratempo ou uma mudança significativa, como a necessidade de mudar de cidade, o fim de um relacionamento ou até situações inesperadas, como a pandemia da Covid-19, que impactou tantas vidas.”
Apesar do crescimento do empreendedorismo feminino no Brasil, ainda há barreiras significativas a serem superadas. Segundo Joice, o medo de dar o primeiro passo é um dos maiores desafios para muitas mulheres, independentemente de sua formação ou classe social.
Além do aspecto emocional, questões estruturais, como a dificuldade de acesso a crédito e a falta de planejamento inicial, também dificultam o avanço das empreendedoras. No entanto, Joice destaca que a mudança começa pelo fortalecimento do comportamento empreendedor: “O desenvolvimento pessoal é decisivo para que os sonhos saiam do papel e se tornem realidade.”
Para transformar esse cenário, é essencial promover mais espaços de discussão e dar voz às mulheres.
“Precisamos de mais mulheres compartilhando suas histórias e mais fóruns sobre o tema dentro de escolas e faculdades”, enfatiza Joice. Essas iniciativas não só fortalecem o empreendedorismo feminino, mas também impulsionam o desenvolvimento econômico e social do país.
A analista já conheceu muitas histórias inspiradoras, que, segundo ela, dariam livros de tão incríveis e emocionantes que são. “As mulheres têm uma força impressionante, e cada uma delas tem um motivo muito especial para seguir em frente em busca dos seus sonhos. Esse é, sem dúvida, o maior combustível para se tornar uma empreendedora de sucesso.”
O Sebrae-SP desenvolveu um programa que incentiva, valoriza e acelera a jornada de mulheres empreendedoras ou que desejam empreender: o Sebrae Delas. Seu objetivo é impulsionar o empreendedorismo feminino, oferecendo orientação e inspiração para que as empreendedoras vendam mais, aumentem seus lucros, conquistem novos clientes e fechem contratos. “Quando uma mulher empreende, ela gera emprego e renda, movimenta a economia e encoraja outras mulheres a seguirem o mesmo caminho”, ressalta Joice.
Raquel Pereira é um exemplo dessa transformação. Microempreendedora individual, abriu seu MEI há mais de 10 anos e, ao longo desse período, prestou serviços para diversas empresas do setor de beleza. Há cinco meses, tomou uma decisão importante: abrir sua própria sala de estética.
“Desde o primeiro dia, meu objetivo sempre foi sustentar minha família, proporcionar uma vida melhor para meus filhos e, ao mesmo tempo, construir um nome de sucesso na área da beleza”, conta Raquel.
Com uma mentalidade empreendedora, sempre buscou novas oportunidades até conquistar seu próprio espaço no mercado. O caminho não foi fácil. No início, enfrentou diversos desafios, mas hoje se orgulha de tudo o que conquistou. “Criar estratégias, buscar diferenciais, trabalhar muito e me dedicar ainda mais, além de estabelecer credibilidade e autoridade no setor, fizeram toda a diferença.”
O crescimento do empreendedorismo feminino é inspirador. A cada ano, mais mulheres superam medos e incertezas, rompem barreiras e conquistam o tão sonhado sucesso.
“Neste Dia da Mulher, deixo um conselho para aquelas que querem empreender: não deixem o medo impedir vocês de perseguirem seus sonhos. Com planejamento, disciplina e uma mentalidade aberta ao aprendizado, é possível superar obstáculos e alcançar o sucesso. E lembrem-se: fazer o que se ama é essencial para trazer um diferencial ao seu trabalho e encontrar a verdadeira realização.
Confira na tabela abaixo os números de mulheres empreendedoras em cada cidade da região:
Cidade/ Número de Empreendedoras/ %
Águas de Lindoia: 1.031 – 47,3%
Amparo: 3.045 – 46,4%
Artur Nogueira: 1.972 – 44,5%
Campinas: 56.769 – 45,9%
Conchal: 738 – 45,4%
Cosmópolis: 2.153 – 50,3%
Engenheiro Coelho: 767 – 45,8%
Holambra: 614 – 49,1%
Hortolândia: 11.609 – 43,7%
Indaiatuba: 11.534 – 47,5%
Jaguariúna: 2.722 – 46,3%
Lindoia: 343 – 44,9%
Monte Alegre do Sul: 367 – 46,9%
Monte Mor: 2.562 – 40,6%
Paulínia: 4.939 – 49,7%
Pedreira: 1.901 – 45,5%
Santo Antônio de Posse: 869 – 43,2%
Serra Negra: 1.453 – 46%
Socorro: 1.557 – 43,8%
Sumaré: 12.420 – 43,2%
Valinhos: 5.929 – 47,1%
Vinhedo: 3.627 – 46,4%
TOTAL: 128.921 – 45,67%
Fonte: Dados do Sebrae-SP a partir do Portal do Empreendedor do Governo Federal extraídos em 15/02/2025
Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON
Comentários
Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.