23/01/2025

Instituto aponta Paulínia como uma das cidades mais seguras do Brasil

Município ocupa a 19ª posição em cidades com mais de 100 mil habitantes

Da redação

Paulínia está entre as cidades mais seguras do Brasil para se viver, de acordo com o Anuário Cidades Mais Seguras do Brasil, que se baseou no indicador MySide. Esse indicador utilizou dados do Painel de Monitoramento de Mortalidade da Secretaria de Saúde e Ambiente, além do censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essa foi a segunda edição do anuário, que traz informações relacionadas ao ano de 2024.

Segundo especialistas, o anuário Cidades Mais Seguras do Brasil foi amplamente divulgado em todo o país e consolidou-se como uma referência importante para gestores públicos, especialistas em segurança e o público em geral.

“A edição passada foi citada por diversas prefeituras, governos estaduais e personalidades públicas. O estudo, inclusive, foi pautado em sessões de Assembleias Legislativas Estaduais e Câmaras Municipais, trazendo atenção para este tema de tamanha relevância e fortalecendo o debate sobre melhorias nas políticas públicas de segurança no Brasil”, informou a MySide, autora do estudo.

Na segunda edição do Anuário 2024, Paulínia ficou na 19ª posição entre as cidades mais seguras do Brasil na categoria com mais de 100 mil habitantes.

Confira:

Com 106 mil habitantes, Paulínia, que já recebeu o apelido de Hollywood Brasileira, apresenta uma taxa de 5,7 assassinatos a cada 100 mil habitantes. Vale lembrar que o município abriga um dos maiores polos petroquímicos da América Latina, incluindo a Refinaria de Paulínia (Replan).

Investimentos em Segurança Pública

Em entrevista ao Portal ON/Paulínia, o subcomandante da Guarda Municipal de Paulínia, Rodrigo Domingues Vieira, comentou sobre os números, afirmando que os resultados refletem o planejamento da segurança pública e os investimentos realizados nos últimos anos.

“Nós ficamos bastante contentes com o resultado, porque ele é fruto de planejamento e trabalho ao longo dos anos. Aumentamos o número de viaturas, investimos em tecnologia, renovamos o armamento da Guarda Civil e capacitamos melhor os agentes. Além disso, o monitoramento veio para melhorar muito, não apenas a sensação de segurança, mas também a segurança em si”, afirmou.

O gestor também destacou o papel da tecnologia no combate à criminalidade. “No processo antigo, em operações tradicionais, o agente escolhia qual veículo abordar com base em características visuais, o que oferecia uma amostra limitada. Com o sistema de monitoramento inteligente, todos os veículos que passam pelo local são checados automaticamente. Isso permite identificar anormalidades ou criminosos de forma mais eficiente.”

“Quando implantamos os pontos de monitoramento, é como se tivéssemos uma operação constante, funcionando 24 horas por dia naquele ponto, monitorando toda a cidade. Com isso, a eficiência aumenta bastante”, concluiu.

A Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP), também foi procurada e destacou que trabalha para direcionar o policiamento nas áreas mais vulneráveis.

“A Secretaria de Segurança Pública (SSP) reforça seu compromisso com o combate à criminalidade em Paulínia e em todo o Estado. A Polícia Militar orienta suas operações com base nos índices criminais e denúncias da população, direcionando patrulhas para os chamados “hot spots” — áreas com maior concentração de crimes, para desenvolver políticas de enfrentamento à criminalidade. Com isso, os roubos e furtos, em geral, apresentaram queda de 16,2% e 7%, respectivamente nos onze meses de 2024, em comparação ao mesmo período de 2023. Além disso, as forças de segurança realizam operações preventivas na cidade, o que proporcionou a inclusão no índice mencionado pela reportagem. Ainda de janeiro a novembro, 455 infratores foram presos e apreendidos (aumento de 15,8%), 49 armas de fogo ilegais foram retiradas das ruas (alta de 2,1%)”.

………………………………………………………….

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON

É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Portal ON sem prévia autorização por escrito do Portal ON, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.