Julho Amarelo: Paulínia divulga programação de conscientização contra hepatites virais
Palestra de conscientização e testes gratuitos ocorrerão durante campanha na cidade
Da redação
A Prefeitura de Paulínia divulgou em suas redes sociais, ações que serão realizadas neste mês, voltadas à conscientização, prevenção e diagnóstico das hepatites virais, dentro da campanha nacional Julho Amarelo. A iniciativa tem como foco conscientizar a população sobre sintomas e cuidados relacionados às hepatites virais.
No dia 28 de julho, uma segunda-feira, será realizada uma ação na Praça São Bento, em frente à igreja São Bento (Av. José Paulino), das 9h às 13h. No local, serão oferecidos gratuitamente testes rápidos para Hepatite B e C, HIV e sífilis, além de orientações sobre infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e acesso a métodos de prevenção.
Já no dia 31 de julho, quinta-feira, a campanha terá uma palestra sobre hepatites virais no Auditório Carlos Tontoli, no Paço Municipal. A apresentação será feita pela médica infectologista Letícia P. Zanaga, e acontecerá em dois turnos: das 10h às 12h e das 14h às 16h, de maneira gratuita
Julho Amarelo e as Hepatites Virais
As hepatites virais são infecções que afetam o fígado e podem ser causadas pelos vírus A, B, C, D e E. Os tipos mais comuns no Brasil são os B e C, ambos com risco de evolução para formas crônicas da doença. Os sintomas nem sempre aparecem nas fases iniciais, mas podem incluir: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, dor abdominal, pele e olhos amarelados.
Vale destacar que, as principais forma de prevenção das hepatites B e C envolvem: práticas sexuais protegidas, não compartilhamento de objetos cortantes, uso de materiais esterilizados em procedimentos de saúde e a vacinação contra a hepatite B, disponível no SUS. A testagem é o principal caminho para o diagnóstico precoce e pode ser feita gratuitamente nas unidades de saúde.
A campanha Julho Amarelo foi criada no Brasil em 2019, como estratégia de enfrentamento às hepatites virais. A cor amarela foi escolhida por remeter à icterícia, um dos sinais clínicos da doença (olhos amarelados).
………………………………………………………….
Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON
É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Portal ON sem prévia autorização por escrito do Portal ON, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.
Comentários
Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.