31/07/2025

Julho Amarelo: Paulínia encerra campanha nesta quinta-feira

Palestra marca encerramento das atividades de conscientização promovidas pela Secretaria de Saúde ao longo do mês de julho

Da redação

A Prefeitura de Paulínia promove, nesta quinta-feira (31), uma palestra sobre prevenção e diagnóstico das hepatites virais. A atividade fecha o calendário municipal da campanha Julho Amarelo, iniciativa do Ministério da Saúde voltada à conscientização sobre hepatites virais.

Essa ação será realizada no Auditório Carlos Tontoli, no Paço Municipal, em dois horários: das 10h às 12h e das 14h às 16h.

A palestra será ministrada pela médica infectologista Letícia P. Zanaga, do Serviço de Atenção Especializada (SAE) e do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), com foco em formas de contágio, sintomas, medidas de prevenção e a importância do diagnóstico precoce.

Vale destacar que, as hepatites virais são infecções que, em muitos casos, se desenvolvem de forma silenciosa e podem evoluir sem sintomas ao longo dos anos.

Durante todo o mês de julho, foram realizadas ações educativas e preventivas nas unidades de saúde do município, como forma de ampliar o conhecimento da população sobre essas infecções e estimular a realização de testes.

Diagnóstico e Julho Amarelo

O atendimento para diagnóstico das hepatites continua disponível no SAE/CTA. O SAE e o Centro CTA, funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, na Rua Maria das Dores Leal de Queiroz, nº 777, Jardim dos Calegaris.

A Secretaria de Saúde ainda informa que, os testes rápidos, sigilosos e gratuitos para hepatites, sífilis e HIV, são realizados das 7h às 16h. O serviço também oferece orientações sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

A campanha Julho Amarelo foi criada no Brasil em 2019, como estratégia de enfrentamento às hepatites virais. A cor amarela foi escolhida por remeter à icterícia, um dos sinais clínicos da doença (olhos amarelados).

………………………………………………………….

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON

É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Portal ON sem prévia autorização por escrito do Portal ON, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.