09/09/2025

Mais de 2.400 pessoas alegam dificuldade para enxergar em Paulínia, aponta IBGE

Dados do Censo de 2022 indicam que, cerca de 2,2% da população sofre com problemas visuais

Da redação

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou dados sobre o número de pessoas que sentem dificuldade em enxergar no Brasil, com base no Censo de 2022. Em Paulínia, aproximadamente 2,2% dos moradores declararam ter alguma dificuldade em enxergar, o que representa cerca de 2.431 pessoas.

Importante destacar que, esse número, como descrito pelo próprio IBGE, trata de pessoas de 2 anos ou mais, que tem muita dificuldade ou não conseguem de modo algum enxergar, mesmo usando óculos.

Nesse número, estão incluídas pessoas que responderam ao Censo de 2022 como “Tem muita dificuldade” ou “Não consegue de modo algum” para esta dificuldade funcional. Sendo esses, os graus de avaliação mais baixos da mostra.

Além disso, outros nichos foram abordados nessa amostragem do IBGE, como: pessoas com dificuldade para ouvir (0,8% – cerca de 884 pessoas), e pessoas com dificuldade para andar ou subir escadas(1,6% – cerca de 1.768 pessoas). Em ambos os casos, centenas de pessoas são afetadas.

Vale destacar que, devido a arredondamentos, a soma dos subgrupos pode não coincidir exatamente com o total.

………………………………………………………….

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON

É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Portal ON sem prévia autorização por escrito do Portal ON, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.