08/03/2025

Março Lilás: mês de prevenção ao câncer de colo de útero

Um dos mais comuns tumores entre mulheres, que pode ser facilmente identificado em exame preventivo e combatido caso possua diagnóstico na fase inicial

foto: freepik

Da redação

‘Março Lilás’ é uma campanha de conscientização sobre a prevenção ao câncer de colo de útero, e foi criada pelo Ministério da Saúde visando levar informação de cuidado à população. Muito por conta disso, o mês de março foi escolhido, tendo em vista que no dia 8 de março, celebra-se o Dia Internacional da Mulher.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de colo de útero é o terceiro mais frequente entre mulheres brasileiras, (atrás apenas do câncer de mama e colorretal) e a quarta causa de morte mais comum entre elas. Segundo o Ministério da Saúde, estima-se 17.010 casos da doença para o ano de 2025.

O Ministério ainda visa que um dos objetivos da campanha, é que as mulheres conheçam as principais formas de cuidados, além de alertá-las sobre os sintomas iniciais da doença. Nessa mesma linha, exames diagnósticos, orientações e até cirurgias relacionados ao câncer de colo de útero, são disponibilizados gratuitamente pelo SUS.

Prevenção e cuidados

Esse tipo de câncer é provocado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano – HPV. A infecção genital por esses vírus é bastante frequente (são sexualmente transmissíveis) e na maioria das vezes não causa doença.

O HPV é considerado a IST mais comum do mundo, porém, por muitas vezes, as ações desse vírus são assintomáticas. No Brasil, o Ministério da Saúde estima que 54,6% dos jovens brasileiros entre 16 e 25 anos estão contaminados pelo vírus. Contudo, em casos específicos de maior desenvolvimento da doença, pode gerar complicações bastante graves, como o câncer de colo de útero.

Também segundo o Inca, em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer. Essas alterações podem ser descobertas facilmente no exame preventivo – Papanicolau – e são curáveis na maioria dos casos. Por isso, é importante a realização periódica do exame preventivo.

  • Sintomas do câncer de colo do útero:Sangramento vaginal anormal (fora do período menstrual ou após a menopausa);
    Dor pélvica persistente;
    Secreção vaginal com mau cheiro ou coloração anormal;
    Dor ou sangramento durante as relações sexuais;
    Sensação de peso na região pélvica.

 

  • Principais métodos de prevenção:Vacinação contra o HPV
    Exame preventivo (Papanicolau) regularmente
    Uso de preservativos nas relações sexuais
    Não fumar (tabagismo aumenta o risco)

………………………………………………………….

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON

É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Portal ON sem prévia autorização por escrito do Portal ON, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.