Obras na Zeferino Vaz entram em nova fase com interdição no Trevo do Real Parque, em Campinas
Intervenção faz parte da implantação de vias marginais entre Barão Geraldo e Paulínia; investimento total é de R$ 180,3 milhões

A obra de implantação de vias marginais na Rodovia Professor Zeferino Vaz (SP-332) entrou em uma nova fase, com a interdição da passagem inferior do Trevo do Real Parque, localizado no km 116, em Campinas. O bloqueio é necessário para a construção de novas galerias de drenagem, sobre as quais passarão as futuras pistas marginais.
De acordo com a Rota das Bandeiras, concessionária responsável pelo corredor Dom Pedro, esta é a primeira etapa das intervenções no Trevo do Real Parque. A previsão é que a passagem inferior permaneça interditada por quatro meses, sendo reaberta posteriormente com as mesmas condições de tráfego atuais.
Obras seguem até 2027
As obras de qualificação viária se estendem do km 114 ao km 125 da SP-332, no trecho que liga o distrito de Barão Geraldo, em Campinas, ao município de Paulínia. O projeto inclui a implantação de pistas marginais com duas faixas por sentido e a remodelação de três trevos: Real Parque, Betel e Laranjão.

O investimento total é de R$ 180,3 milhões (valores de julho de 2025), e a conclusão das melhorias está prevista para o final do segundo semestre de 2027.
Como ficará o trânsito no Real Parque
Após a conclusão das obras, a passagem inferior do Trevo do Real Parque será exclusiva para quem trafega no sentido Real Parque–Barão Geraldo, com duas faixas de rolamento, o que dobrará a capacidade atual. Os motoristas que saem do bairro também poderão acessar a pista sentido Paulínia da rodovia.
Com as novas marginais, todos os acessos de entrada e saída da SP-332 serão feitos por alças exclusivas, o que deve melhorar o fluxo local e manter a fluidez na pista expressa, destinada ao tráfego intermunicipal.

Novos acessos e retorno
Quem estiver em Barão Geraldo ou Campinas e desejar seguir para o Real Parque ou acessar a pista sentido Campinas deverá utilizar a futura via marginal sentido Paulínia e realizar o retorno em um novo viaduto que será construído no km 117, na altura da Concremix.

Além disso, será criado um acesso local na pista sul, permitindo que os motoristas que trafegam no sentido Campinas possam entrar na região do Real Parque pela Rua Guido Camargo Penteado Sobrinho, também na altura do km 117.
Com a implantação das marginais, a expectativa é que o trecho ganhe mais segurança, fluidez e integração urbana, reduzindo congestionamentos e melhorando a ligação entre Campinas e Paulínia.
………………………………………………………….
Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON
É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Portal ON sem prévia autorização por escrito do Portal ON, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.
Comentários
Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.
