Paulínia decreta luto oficial pela morte do Papa Francisco
Através de publicação nas redes sociais, o Luto oficial de 3 dias foi divulgado como forma de homenagem ao falecido líder da Igreja Católica
Foto: Filippo MONTEFORTE / AFP
Da redação
Na tarde da última terça-feira (22), a Prefeitura de Paulínia publicou em suas redes sociais uma declaração oficial de luto por 3 dias na cidade, em decorrência da morte do Papa Francisco na última segunda-feira (21). O prefeito Danilo Barros também manifestou pesar nas redes sociais. O Presidente Lula já havia decretado luto oficial em todo país pelo falecimento de Francisco.
O Vaticano divulgou o falecimento do Papa logo na manhã de segunda-feira, em decorrência de um AVC e falência cardíaca irreversível. Francisco havia sido internado por mais de um mês, entre fevereiro e março, tratando uma pneumonia. Mesmo com a alta, o Papa seguia em tratamento de recuperação, o Acidente Vascular Cerebral (AVC) foi agravado pelo quadro da doença já existente.
A Arquidiocese de Campinas, da qual pertence a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Paulínia, divulgou nota em seu site oficial lamentando o falecimento do líder da Igreja Católica. O Arcebispo Diocesano, Dom João Inácio Müller escreveu em nota: “Seu legado viverá em cada gesto de bondade, em cada esforço por justiça e paz, em cada coração tocado por sua mensagem de esperança. Hoje, agradecemos a Deus pela vida e missão de Jorge Mario Bergoglio, e rogamos que o Espírito Santo console a Igreja neste tempo de luto” disse o Arcebispo, em nota.
Já Danilo Barros, fez uma postagem em suas redes sociais, ainda na segunda-feira, já comentando o falecimento de Francisco: “O papa Francisco era muito mais que um católico, muito mais que uma pessoa do cristianismo, ele era uma expressão das mais bela da humanidade, engajado nas pautas de serviço e amor ao próximo! Esse é o meu sentimento, de um protestante que o admirava. Meus sentimentos a todos os católicos e a todos os que o amavam em Cristo!” afirmou o prefeito.
De maneira prática, o Luto Oficial é um ato administrativo emitido pelo poder público (nesse caso, o prefeito Danilo Barros) que estabelece um período simbólico de luto por conta do falecimento de uma pessoa considerada relevante para a comunidade.
Durante esse período, as bandeiras de pontos públicos ficarão hasteadas a meio-mastro, e eventos promovidos pela administração pública podem ser adiados ou suspensos. O decreto é uma medida de respeito e homenagem institucional. Veja o Post do prefeito:
………………………………………………………….
Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON
É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Portal ON sem prévia autorização por escrito do Portal ON, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.
Comentários
Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.