21/07/2025

Paulínia divulga nova dose de reforço contra meningite para crianças

Imunização passa a incluir a vacina meningocócica ACWY aos 12 meses, ampliando a proteção contra diferentes sorogrupos da doença

Foto: Prefeitura/Reprodução

Da redação

A Secretaria de Saúde de Paulínia passará a oferecer, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), uma nova dose de vacina contra meningite, como parte da atualização do calendário vacinal infantil. A vacina meningocócica ACWY agora integra o Programa Nacional de Imunizações (PNI) como reforço para crianças a partir de 12 meses de idade.

Essa medida amplia a cobertura contra a meningite meningocócica, doença com potencial para causar complicações graves e mortes. Com a mudança, o calendário segue o seguinte esquema:

– Aos 3 meses: 1ª dose da vacina meningocócica C

– Aos 5 meses: 2ª dose da vacina meningocócica C

– A partir de 12 meses até 4 anos e 11 meses: Reforço com a vacina meningocócica ACWY

Vale destacar que, vacina ACWY protege contra quatro grupos da bactéria Neisseria meningitidis (A, C, W e Y), responsáveis por formas mais severas da doença. A atualização segue recomendação do Ministério da Saúde e visa aumentar a cobertura vacinal de crianças pequenas, faixa etária mais vulnerável às complicações da meningite.

A aplicação é gratuita e pode ser feita nas UBSs do município. Para receber a dose, é necessário apresentar a carteirinha de vacinação da criança e um documento, com foto, do responsável.

………………………………………………………….

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON

É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Portal ON sem prévia autorização por escrito do Portal ON, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.