07/02/2026

Paulínia integra programa estadual com Centros de Formação Esportiva para crianças e adolescentes

Município está entre os 22 contemplados pelo programa estadual que amplia o acesso de crianças e adolescentes à formação esportiva orientada

Paulínia está entre os 22 municípios paulistas contemplados com os Centros de Formação Esportiva, iniciativa implantada pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo no início deste ano com o objetivo de fortalecer a base do esporte, identificar novos talentos e ampliar o acesso de crianças e adolescentes à prática esportiva orientada.

Ao todo, foram implantados 24 centros em diferentes regiões do Estado, com investimento de R$ 5,7 milhões. O programa foi viabilizado por meio de chamamento público, que selecionou organizações sociais responsáveis pela implantação e execução dos projetos esportivos em parceria com o Governo do Estado.

Em Paulínia, a iniciativa representa um avanço importante na democratização do acesso ao esporte e no incentivo à formação esportiva desde a infância. Os Centros de Formação Esportiva têm como foco estruturar a iniciação esportiva de maneira qualificada, oferecendo acompanhamento técnico, metodológico e pedagógico adequado às diferentes faixas etárias.

Segundo a secretária estadual de Esportes, coronel Helena Reis, o programa marca um avanço estrutural no esporte paulista. “Os Centros de Formação Esportiva cumprem um papel essencial ao democratizar o acesso ao esporte e criar um caminho estruturado para o desenvolvimento de jovens talentos. Estamos investindo na base, garantindo oportunidades e construindo um legado esportivo sólido para o Estado de São Paulo”, afirmou.

Além de ampliar as oportunidades, o programa busca descentralizar o acesso ao esporte, reduzindo desigualdades regionais e criando uma base sólida para abastecer, no futuro, clubes, federações e seleções esportivas.

Modalidades e vagas

Os Centros de Formação Esportiva oferecem 15 modalidades, entre elas ginástica de trampolim, vôlei, boxe, judô, ciclismo, basquete, jiu-jitsu, futsal masculino, karatê, futebol de campo feminino e masculino, esportes equestres, handebol, ginástica rítmica e atletismo.

Ao todo, estão disponíveis 650 vagas, com idade máxima de 17 anos, variando conforme a modalidade. O ingresso ocorre por meio de processos seletivos (peneiras), que avaliam critérios técnicos e físicos definidos por cada projeto.

Foto Governo de SP

………………………………………………………….

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON

É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Portal ON sem prévia autorização por escrito do Portal ON, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.