02/11/2025

Paulínia integra programa Muralha Paulista e reforça ações de segurança pública

Sistema de monitoramento inteligente conecta câmeras públicas e privadas e auxilia na identificação de criminosos e veículos roubados

O município de Paulínia faz parte do grupo de 24 cidades da Região de Campinas integradas ao Muralha Paulista, programa do Governo do Estado de São Paulo que utiliza tecnologia de monitoramento inteligente para reforçar o combate à criminalidade.

A iniciativa conecta câmeras públicas e privadas a um sistema unificado que realiza leitura automática de placas e reconhecimento facial, cruzando informações com as bases da Secretaria da Segurança Pública (SSP). Quando um veículo roubado, furtado ou um procurado pela Justiça é identificado, alertas em tempo real são enviados às forças de segurança.

Com mais de 38 mil câmeras integradas em todo o Estado, o Muralha Paulista tem se mostrado uma ferramenta eficaz na recuperação de veículos e prisão de suspeitos. Em Paulínia, o sistema amplia as ações já desenvolvidas pelas forças de segurança locais, reforçando a vigilância em pontos estratégicos da cidade.

“O programa Muralha Paulista é uma política pública de controle da mobilidade criminal. Ele integra os sistemas já existentes e devolve as informações, aumentando a chance de prisão de criminosos e recuperação de veículos”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite.

Além de Paulínia, fazem parte do programa na região cidades como Campinas, Americana, Sumaré, Jaguariúna, Indaiatuba e Piracicaba.

Como funciona o sistema

O Muralha Paulista permite que empresas e cidadãos também colaborem com a segurança pública. Qualquer pessoa física ou jurídica que possua câmeras voltadas para vias públicas pode integrar seus equipamentos ao sistema, de forma gratuita e segura.

O cadastro pode ser feito no site oficial do programa (www.muralhapaulista.sp.gov.br) ou pelo portal da SSP. As imagens compartilhadas passam a auxiliar em investigações e operações policiais, sempre em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

“Desde que a câmera esteja voltada para a rua, tudo está amplamente seguro dentro da política pública e conforme a LGPD”, destacou Derrite.

Expansão estadual

O Governo de São Paulo planeja expandir o programa para os 645 municípios paulistas, inclusive aqueles que ainda não possuem sistemas próprios de monitoramento. A ampliação será possível por meio de uma licitação para a locação de câmeras, garantindo cobertura completa no território paulista.

“Vamos dificultar cada vez mais a vida do criminoso. A partir do ano que vem, teremos um cerco completo contra quem tentar transitar pelo Estado”, completou o secretário.

Com a adesão de Paulínia, o município dá mais um passo em direção a uma cidade mais segura e monitorada, integrando tecnologia e cooperação entre o poder público e a sociedade civil.

Foto Governo de São Paulo/Divulgação

………………………………………………………….

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON

É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Portal ON sem prévia autorização por escrito do Portal ON, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.