02/02/2026

Paulínia participa de mobilização estadual para reforçar vacinação contra sarampo e febre amarela

Município integra ação estadual com Dia D para ampliar cobertura vacinal e atualizar cadernetas

Paulínia participa da intensificação da vacinação contra o sarampo e a febre amarela promovida pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP). A ação ocorre entre os dias 2 e 8 de fevereiro e tem como principal objetivo ampliar a cobertura vacinal e atualizar a caderneta da população.

A mobilização inclui a realização do Dia D de vacinação, nos dias 7 ou 8 de fevereiro, quando as unidades de saúde devem ampliar o atendimento para facilitar o acesso da população às vacinas. A estratégia prioriza a aplicação da tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, além da vacina contra a febre amarela, respeitando os esquemas indicados para cada faixa etária.

Segundo a SES-SP, a intensificação é fundamental para evitar a reintrodução de doenças já controladas. “Manter a caderneta atualizada é um ato de cuidado individual e coletivo”, destaca a coordenadora em Saúde da Coordenadoria de Controle de Doenças do Estado, Regiane de Paula.

Paulínia e região

Além de Paulínia, a mobilização na Região Metropolitana de Campinas envolve municípios como Campinas, Americana, Hortolândia, Sumaré, Cosmópolis, Indaiatuba, Valinhos e Vinhedo. A campanha ocorre simultaneamente na Grande São Paulo e na Baixada Santista.

Desde o dia 12 de janeiro, o Governo do Estado também vem adotando estratégias extramuros, com vacinação em locais de grande circulação, como terminais de transporte e centros comerciais, para alcançar principalmente adolescentes e adultos com esquema vacinal incompleto.

Quem deve se vacinar

Contra o sarampo, a vacinação segue o Calendário Nacional:

  • Crianças recebem a primeira dose aos 12 meses e a segunda aos 15 meses;

  • Pessoas de 5 a 29 anos devem ter duas doses;

  • Pessoas de 30 a 59 anos precisam de uma dose;

  • Trabalhadores da saúde devem comprovar duas doses, independentemente da idade.

Já contra a febre amarela, devem se vacinar:

  • Pessoas que receberam dose fracionada em 2018;

  • Crianças aos 9 meses, com reforço aos 4 anos;

  • Pessoas de 5 a 59 anos que ainda não foram imunizadas;

  • Quem recebeu apenas uma dose antes dos 5 anos deve tomar reforço.

Alerta e prevenção

No ano passado, o Estado de São Paulo registrou dois casos importados de sarampo. Em relação à febre amarela, 2025 contabilizou 57 casos confirmados, com 34 óbitos, o que reforça a importância da prevenção.

A SES-SP orienta que moradores de Paulínia procurem a unidade de saúde mais próxima para verificar a situação vacinal e atualizar a caderneta. Manter a vacinação em dia é essencial para a proteção individual e coletiva, especialmente de pessoas que não podem ser vacinadas por contraindicações médicas.

Para esclarecer dúvidas, o Governo do Estado disponibiliza o portal “Vacina 100 Dúvidas”, com respostas sobre eficácia, segurança e importância da imunização.

Foto Governo de SP

………………………………………………………….

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON

É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Portal ON sem prévia autorização por escrito do Portal ON, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.