09/05/2025

Paulínia pode ter “Faixa Azul” exclusiva para motos, em vias de grande fluxo

Vereador Neco Vieira solicitou tal implantação através de indicação apresentada na última terça-feira

Foto: CET/SMT

Da redação

Na última terça-feira (6), durante a 15.a Sessão Ordinária da Câmara de Paulínia, o vereador Neco Vieira (PL), apresentou indicação que visa a criação da chamada “Faixa azul” em algumas vias de grande fluxo na cidade. Tal faixa de rodagem seria de uso exclusivo de motocicletas, podendo facilitar o fluxo no trânsito.

Na indicação, o parlamentar inicia sua argumentação apontando que Paulínia passa por um crescimento significativo no número de motocicletas nas ruas, tanto para entregas alimentícias ou de produtos, quanto para transporte particular. A criação da faixa azul, facilitaria o fluxo de tais veículos, assim como deixaria as demais faixas “comuns” mais livres.

“Esse aumento, somado à característica de grande mobilidade desses veículos, torna urgente o planejamento de políticas públicas específicas para motociclistas, visando mais segurança e organização do trânsito.” afirma Vieira.

Vale destacar, que a faixa azul já é um método de trânsito utilizado em grandes cidades, como: São Paulo, Belo Horizonte, Santo André, Jundiaí, entre outros polos de grande fluxo.

Outra parte do documento de indicação, aponta alguns benefícios da implantação da Faixa Azul, segundo descrito, são eles: Maior fluidez no tráfego, já que motos circulam de forma mais ordenada; Separação segura entre motos e veículos de maior porte, diminuindo conflitos entre modais; Organização do trânsito e estímulo à condução consciente, com regras claras para todos; Economia para o município, ao reduzir custos com atendimentos a acidentes e hospitalizações.

Neco Vieira ainda afirma que o projeto-piloto poderia ser implantado nas vias de maior concentração do tráfego, como a Avenida José Paulino, Avenida João Aranha, Avenida José Lozano de Araújo, entre outras. Ele complementa dizendo que campanhas educativas e sinalização adequada viriam junto ao projeto.

“A proposta visa melhorar a segurança viária, promover a convivência harmônica entre veículos e motocicletas e otimizar a mobilidade urbana de Paulínia” concluí.

A indicação, apresentada na Câmara, fica a cargo do Prefeito para sua análise e adoção (ou não) de tal projeto.

………………………………………………………….

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON

É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Portal ON sem prévia autorização por escrito do Portal ON, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.