Paulínia registra queda nos casos de estupro em 2024
Somados, os casos de estupro e estupro de vulnerável tiveram uma redução de 7,89% entre 2023 e 2024

Foto Canva
Paulínia registrou uma queda significativa nos casos de estupro e estupro de vulnerável em um ano, de acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP). Esses dois tipos de crime tiveram uma redução de 7,89% entre 2023 e 2024.
Conforme os números, em 2023 foram registrados nove (9) casos de estupro. Já em 2024, oito (8) casos foram registrados na delegacia de Paulínia, uma redução de 11.11%.
Ainda segundo os dados da SSP-SP, em 2023 o município registrou vinte e nove (29) casos de estupro de vulnerável, enquanto em 2024 esse número caiu para vinte e sete (27), uma redução de 6,89%.
Somando os dois tipos de crimes, em 2023, Paulínia teve trinta e oito (38) ocorrências registradas, enquanto em 2024 esse número caiu para trinta e cinco (35), uma diminuição de 7,89%.
Estupro
O estupro ocorre quando o acusado usa violência ou grave ameaça para ter relações sexuais ou praticar atos libidinosos com a vítima. A pena para este crime varia de 6 a 10 anos de prisão, podendo chegar até 30 anos em caso de morte da vítima e até 12 anos se a vítima tiver entre 14 e 18 anos de idade. O estupro é considerado um crime hediondo, com maior reprovabilidade social, o que impede a concessão de indulto, graça ou anistia, e a pena deve ser cumprida inicialmente em regime fechado, com mais dificuldades para a progressão de regime.
Estupro de vulnerável
No caso do estupro de vulnerável, a vítima não está em condições de reagir. A vulnerabilidade é presumida para menores de 14 anos e para pessoas com enfermidades ou deficiências mentais que as impeçam de discernir a prática do ato. Também são consideradas vulneráveis pessoas que, por algum motivo, não conseguem resistir ao abuso, como no caso de vítimas dopadas com drogas ou bebidas. A pena para este crime é de reclusão de 8 a 15 anos.
Secretaria de Segurança Pública de São Paulo – SSP-SP
………………………………………………………….
Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON
É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Portal ON sem prévia autorização por escrito do Portal ON, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.
Comentários
Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.